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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Redução de gases do efeito estufa no sistema de transporte de cargas

Nos últimos anos, tem-se buscado medidas para diminuir o volume de emissão de gases do efeito estufa – apontados como um dos principais fatores que aceleram o aquecimento global –, entre elas, a substituição de combustíveis fósseis por alternativas renováveis, tendo como destaque o biodiesel, com crescente uso no setor de transporte de cargas.

Embora estejam sendo desenvolvidas diversas pesquisas, a maioria permanece em fase experimental e está voltada a veículos leves, poucas consideram o transporte de cargas, sendo ainda a melhor alternativa, a adição de biodiesel ao diesel.

Sustentando essa opção, no Brasil, o Programa Nacional do Biodiesel determina o aumento progressivo do biodiesel na mistura com o diesel, direcionadando as empresas de transporte à opção que deve ser adotada já nos próximos anos.

Entretanto, estudos apontam que a mistura de 3% de biodiesel no diesel (quantidade atualmente em vigor) gera uma redução na emissão de gases pouco significativa. Além disso, o consumo de combustível aumenta de forma proporcional à adição do biodiesel.

O gráfico abaixo mostra o resultado da pesquisa, exibindo a emissão de CO2 conforme a alteração do teor de biodiesel na mistura Diesel-Biodiesel, partindo da linha de base B3, correspondende à mistura de 3% de biodiesel:

Dessa forma, percebe-se que ainda é necessário que se desenvolvam novas pesquisas, de modo que se permita um ganho de eficiência no uso do biodiesel, aumentado, assim, seu potencial e fazendo com que seu uso seja melhor aproveitado.


* Este texto é um resumo do estudo feito por Daniela Bacchi Bartholomeu, Thiago Guilherme Péra e José Vicente Caixeta-Filho, do Grupo ESALQ-LOG.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo!

Anônimo disse...

Ótimo!

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