Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A chave para uma cadeia de suprimentos sustentável

A cadeia de suprimentos tem início na extração de matéria-prima da natureza, passa pela transformação desse material através de processos produção, pela distribuição dos produtos, consumo e descarte de excedentes e rejeitos. O problema é que esse formato produtivo não é sustentável pelo uso recursos naturais finitos.

A extração de uma quantidade cada vez maior de minerais; a produção energia através da combustão de materiais fósseis; a substituição das matas nativas para extração de madeira e abertura de campos de pastagem e produção agrícola de larga escala, levam o planeta a caminho do esgotamento de seus recursos naturais e, como consequência do aumento da emissão de poluentes, ao aquecimento global.

Além disso, essas ações são impulsionadas pelo sistema econômico vigente, gerando um quadro preocupante, não apenas no meio ambiente, mas também na economia. Então, frente à possibilidade iminente de uma crise climática e a economia global à beira do colapso, é fundamental pensar em maneiras para garantir a sustentabilidade social, econômica e ambiental simultaneamente, o que vem sendo chamado de Triple Bottom Line.

Nesse sentido, sociedade e governo vêm aumentando a pressão sobre as empresas, não aceitando que apoiem sua lucratividade sobre a degradação do meio ambiente ou sobre o prejuízo social. Assim, a lógica competitiva dominante, que visa o lucro, precisa ser trocada por uma lógica colaborativa, onde as empresas, seus fornecedores e consumidores, numa espécie de rede, e não mais de cadeia linear, possam construir um desenvolvimento conjunto baseado na colaboração.

Para alinhar-se às exigências atuais, de um desenvolvimento sustentável, as empresas buscam iniciativas que possibilitem a redução de desperdícios e um melhor planejamento conjunto, que vai desde o gerenciamento de estoques, até o uso de ativos compartilhados, o que envolve, também, a responsabilidade de seu operador logístico no sentido de participar ativamente na sustentabilidade do serviço.

* Texto baseado no artigo “Colaboração: a chave para uma cadeia de suprimentos sustentável - parte 1”, de Leonardo Julianelli, disponível no Portal ILOS.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...