Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A prática de exercícios físicos alivia o estresse

Com a correria do dia-a-dia é natural que as pessoas fiquem cada vez mais estressadas, mas os exercícios físicos podem evitar que o estresse tome conta de nossas vidas. Confira a entrevista que o blog da Abrange fez com professor Mauro Sant' Ana, pós graduado em Fisiologia do exercício Saúde, Doença e Envelhecimento, pela USP.


- Quais são os benefícios da prática de exercício físico para a saúde?
Com a prática de exercícios físicos, podemos melhorar o condicionamento cardiovascular, ou seja, melhorar as respostas do principal músculo que temos, o coração, pois ficamos cada vez mais aptos a desempenhar com facilidade as nossas atividades diárias sem aquele cansaço imediato, que é visível em uma pessoa sedentária. Além disso, podemos melhorar também o nosso condicionamento respiratório e ter um ganho de massa muscular.

Hoje em dia, muitos estudos relatam que junto com o envelhecimento ocorrem várias reações fisiológicas no nosso organismo, ou seja, ficamos suscetíveis à doenças vinculadas ao envelhecimento, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), artrite (inflamação de alguma articulação acompanhada de dor e frequentemente deformação na estrutura), artrose (desgaste das articulações), osteoporose (ossos porosos, fracos), sarcopenia (perda de massa muscular). Em virtude disso, devemos nos atentar em praticar exercícios físicos para que possamos ter uma boa qualidade de vida e saúde.

- Como a prática de exercícios físicos ajuda a aliviar o estresse?
Os exercícios físicos são como uma “válvula de escape”, justamente pra aliviar o estresse do dia dia. Ao começar a prática de atividade física, liberamos na corrente sanguínea várias substâncias que causam sensação de bem estar e prazer, a principal é a ENDORFINA, uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física e que regula a emoção e a percepção da dor. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.

- Como os exercícios físicos ajudam na melhora de desempenho no trabalho?
Os exercícios ajudam a melhorar o desempenho não só no trabalho, mas há uma melhora também na qualidade de vida dos praticantes, pois ocorre o fortalecimento das estruturas musculares e esqueléticas, evitando assim o sedentarismo e as doenças decorrentes e associadas ao mesmo como, por exemplo, o encurtamento e atrofia da musculatura dentre outras. Por isso, devemos fazer exercícios físicos mais que 3x por semana sejam exercícios aeróbios ou anaeróbios. Não esquecendo, dos alongamentos, do descanso e de uma boa alimentação.

- Quais são os tipos de exercícios que mais contribuem para isso?
A musculação é um ótimo exercício para se fazer desde que seja bem orientado pra não que não ocorram lesões. Quando se pratica a musculação, melhora-se a postura e fortalece-se as estruturas músculo-esqueléticas, reduzindo e até cessando dores articulares e musculares. Claro que podemos fazer outros tipos de exercícios; mas não podemos fugir dos exercícios resistidos, pois vários estudos comprovam a sua eficácia, benefícios e segurança.

Mauro Sat'Anna é personal training da Academia BioRitmo Piracicaba. É formado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e pós graduado no curso de Personal Training pela UNIFESP e em Fisiologia do exercício Saúde, Doença e Envelhecimento pela Universidade de São Paulo (USP).


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...