Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Logística Espiritual

Pelo fato de ser ex-aluno do curso de Administração de Empresas da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e por hoje ser um empresário de sucesso, Percival Margato Júnior foi convidado pela universidade a escrever matéria para o Informativo Administrando, destinado aos alunos do próprio curso.

Percival se formou em 1984, e com garra empreendedora e determinação fundou sua primeira empresa em 1986, a Abrange Logística, com o objetivo de oferecer ao mercado soluções diferenciadas em logística.

Com uma rica experiência empresarial, Percival procurou passar aos jovens universitários através do artigo: "Logística Espiritual: Integrando Negócios e Vida",  uma visão mais ampla do mundo real dos negócios e como a logística poderia contribuir para o sucesso de suas carreiras.
 
Leia a seguir o Artigo Logística espiritual: Integrando negócios e vida.
Navegar em mar calmo qualquer um navega, diz o ditado, mas em águas profundas e agitadas, já não é para qualquer um.

A logística pode ser uma ferramenta que orienta, com toda tecnologia e pessoal experiente, as empresas a chegarem a um porto seguro mais facilmente.
Diante dos mercados nem sempre tranqüilos, é preciso administrar com informações precisas e seguras, através de ações consistentes, que possam transportar as empresas e as pessoas a novos horizontes.

Que toda empresa tem sua logística é indiscutível, já que mantém um relacionamento com o mercado; porém, como está a eficiência e a eficácia dessa logística, é outra questão discutível.

Nem sempre a empresa está blindada a atravessar tempestades e turbulências, tendo como conseqüência a perda de milhões.

A razão, ou seja, a causa raiz dessa situação está, na maioria das vezes, em não perceber a realidade real tanto estratégica, como tática e operacional, pois sua administração está baseada mais na realidade reportada e não na realidade real, tornando todo processo de negócio vulnerável a pressão inerente do sistema competitivo que o negócio está inserido.

O ser humano é espírito, alma e corpo. As emoções, sentimentos e decisões estão centrados no nível da alma; portanto, sujeitas a satisfazerem os desejos do corpo e não do espírito.

O que isso significa? Muitas decisões são tomadas em nível de alma, carregadas de emoções que podem prejudicar a performance do processo logístico.
Na Abrange, procuramos avaliar e perceber nos indivíduos que estão à frente, responsáveis pelas decisões de campo, se eles estão em nível de alma ou de espírito. A experiência nos mostra que aqueles que conseguem dominar suas emoções estão mais aptos e trazem ao processo como um todo, uma melhor performance, com resultados mais consistentes, tanto de curto como de médio e longo prazos.

Bobagem você pode estar pensando? Nível alma, espírito e corpo! O que tem a ver isso como o dia-a-dia dos negócios? O que tem a ver isso com logística?
Não quero deixá-lo com mal-estar. Como toda a diversidade e vitalidade dos negócios, decisões em nível de alma, corpo e espírito podem interferir em seus processos logísticos?

Eu digo que podem e muito. Observe a sua vida: Vivemos como se estivéssemos numa corrida, em alta velocidade, a todo ritmo. Informações intermináveis estão pelo caminho. O mundo virtual nos afasta da realidade real. Vivemos num mundo de ilusões. Veja as salas de bate-papo na internet. Ilusões ou realidade? Um sucesso absoluto. Onde tudo isso nos levará? Onde isso o colocará? Ao menos que você consiga tirar dessas salas uma vantagem competitiva para sua carreira que o diferenciará dos demais que estarão ao mesmo tempo ou a sua frente disputando o mesmo alvo que você busca, isto é, se você tem um. Então você poderá estar no caminho certo e ganhando tempo.

Queremos fazer uma faculdade, almejando um sucesso profissional para as nossas vidas. Ao fim de quatro anos descobre-se que está sem experiência e que lhe falta muita informação sobre a profissão que escolheu. O que fiz de errado você pensa. Eu lhe digo, também fui estudante, passei as necessidades de estudante, tive os seus sonhos, ainda os tenho, e ainda me sinto um estudante, pois não podemos parar de aprender. Ou então, após 10, 15 ou 20 anos você se sente um fracasso com aquele sentimento de que lhe falta algo, que não era bem isso que você queria para a sua vida. O que fazer? Confesso também que já passei por isso também, como administrador, empreendedor e empresário.
Como empresário, casado, pai de três filhos e ex-estudante da Unimep eu quero concluir que você pode assumir o controle de sua vida e direcioná-la para um propósito maior, para você e para a humanidade.

Pare um pouco, pense sobre o que você está fazendo hoje? Onde o levará? Sucesso não é um local, mas uma direção. Você está na direção certa? Como saber? Veja como você toma as suas decisões. Elas estão em nível de espírito, alma ou corpo?

Todas são importantes, mas o segredo está em descobrir quem está no controle das decisões. A carne é fraca e a alma, onde está a sua vontade, sua mente, emoções e sentimentos, fará tudo para satisfazer os desejos do seu corpo e dela mesmo. As decisões em nível do espírito são aquelas que sobrevirão ao tempo, as dificuldades da vida. São aquelas que estarão em conflito com as decisões da alma.

As decisões da alma visam o curto e médio prazo, as do espírito não. São eternas e o levarão a concretizar os seus sonhos. As decisões em nível de espírito são aquelas conectadas com o arquiteto do Universo. Pense nisso e reflita como você toma as suas decisões e verá que a logística espiritual pode ser o caminho mais eficaz para o seu sucesso. Estar no lugar certo em corpo, alma e espírito.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...