Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vou morar no trabalho

Hoje, o blog da Abrange Logística traz um texto sobre a importância de definirmos as prioridades em nossas vidas, para que nossas experiências, tanto na vida profissional quanto na pessoal, se completem, sem interferir prejudicialmente uma na outra. Leia e reflita:

Quem já não disse ou, no mínimo, ouviu essa frase? Quem não sente que o tempo profissional se misturou com o tempo pessoal de tal forma que agora está difícil separar? Não é nenhuma surpresa que essa relação seja motivo para a perda da saúde e do rendimento. Ou seja, trabalhamos para ter conforto e qualidade de vida, para sermos ótimos profissionais e sermos presentes em nossas famílias e nas vidas de nossos amigos. Que contra-senso nós não conseguirmos realizar nada disso!

Nessa área, a maior bobagem que se ouve é: “Não trago problemas para o trabalho e não os levo para casa”. As outras pessoas até podem não perceber seus problemas, mas você os percebe. Se esses problemas não impactam nos seus relacionamentos, no mínimo, comprometem sua produtividade e criatividade. Não há como deixar de ser humano. Isso é natural, embora não necessite ser assim. O reconhecimento de fraquezas ajuda, e muito, na fortaleza.

Um término de relacionamentos, dívidas, ameaças ao seu emprego e outras incertezas que a vida traz, estão diretamente ligadas à sua condição no trabalho assim como o estresse, discussões com colegas de trabalho e uma sobrecarga de atividades estão ligadas à sua condição em casa. Realmente essa relação é muito próxima.

Os primeiros indícios disso é que os dias ruins ficam mais evidentes no trabalho e em casa. Contudo, esses dias só existem para nos ensinar. Só temos que ter cuidado para não acreditarmos no que eles tentam nos fazer acreditar, às vezes que somos fracos ou outras que somos indestrutíveis. Pode ter certeza, estão sempre enganados. É necessário buscar coerência no que acontece e no que se pensa. Quando algo não dá certo agora, não significa que não vai dar certo. A melhor forma de lidar com isso sempre será a maturidade pessoal e profissional sem esquecer-se da sua condição de ser humano.

E o que dizer daquelas pessoas que se sentem melhor no trabalho do que em casa? Isso é muito normal. O trabalho tem tudo a ver com conquistas, com realizações. Muitas pessoas têm sede de realizações, embora outras são assim devido uma relação difícil em casa. Mas não podemos desprezar os valores obtidos em casa através da família, por menos perfeita que possa ser. E ainda vimos o contrário com pessoas que não suportam o trabalho. A dúvida é cruel: Onde está essa tal felicidade?

Essa “divisão” entre o ser e o ter nos perseguirá sempre. Eu SOU através do meu lar, do meu ponto de partida diário. Eu TENHO através do meu trabalho, o que me fornece meios. Contudo, preciso SER o melhor no trabalho para TER uma casa melhor. Confuso, não?

É nessa confusão que buscamos o equilíbrio. Por isso não podemos aniquilar nosso colega de trabalho devido um mau humor temporário ou uma tristeza passageira. Da mesma forma, não façamos uma tempestade num copo d’água pela chegada do pai, mãe, marido ou esposa que parecem não estar num belo dia. Essa relação casa x trabalho precisa ser bem compreendida por cada um e a compreensão precisa ser mais exercitada por todos.

Enquanto isso, lembre-se: Casa (vida pessoal) é o meio de viver aquilo que seu trabalho lhe fornece. Trabalho (vida profissional) é o meio onde se exercita os valores pessoais e ideais. Se serão meios saudáveis… só depende de você. O importante é saber que um completa o outro, mas cada um precisa de seu espaço. Não menos importante é saber que é mais fácil mudar de emprego do que de família. Na compreensão das prioridades vem o equilíbrio e esse traz o descanso e a produtividade.

Fonte: Logística Descomplicada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...