Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Como os lideres podem desenvolver pessoas a partir do zero? Parte I

Liliane Messina,
gerente de RH da Abrange
Primeiramente, o líder precisa estar consciente de seu papel na empresa e na vida do outro, precisa saber ser generoso. A nomenclatura do cargo pouco importa, importa muito mais, saber que uma das suas principais responsabilidades é desenvolver gente!

Todos precisamos saber compartilhar o conhecimento, as experiências. As desculpas de que “não tenho tempo”, “o cliente paga por um serviço prestado por pessoas altamente experientes”, e tantas outras, não “colam mais” e são verdadeiras armadilhas e desculpas para deixar de fazer uma das principais atribuições do cargo que ocupa na empresa, o de líder.

Atualmente, não existem mais tantos profissionais prontos no mercado, portanto, é preciso que todos assumam a responsabilidade de desenvolver gente e, desenvolver gente do zero (que aliás não é tão zero assim) é bom para o profissional que está tendo a oportunidade, para a empresa que irá receber uma oxigenação e para o próprio líder que também aprenderá com esta jornada!

Portanto, como os líderes podem desenvolver pessoas a partir do zero? Entendendo que ele também é uma pessoa em pleno desenvolvimento, afinal alguém está fazendo isso por ele neste exato momento!

Liliane Messina

3 comentários:

paulo panhoto disse...

O líder precisa ter uma visão de futuro atraente, realista, com parâmetro de tempo e de número. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe através da apresentação desta visão com um direcionamento. Mas, para isso é preciso que o líder mantenha uma comunicação freqüente e constante com a equipe, como por exemplo, reuniões constantes.
Além de ter uma visão, é necessário criar estratégias que envolvam as pessoas para o alcance de resultados extraordinários. Muitos profissionais em cargo de liderança falham com a equipe por dedicarem a sua atenção apenas com metodologias e números, esquecendo-se das pessoas que tem desejos e necessidades.
O líder tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse. Portanto, encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o sucesso nos negócios são características fundamentais de um líder extraordinário e orientado para resultados.
Percebe-se que grande parte das reuniões realizadas no ambiente de negócios, tem como finalidade tratar de problemas ou apresentar uma direção. Mas, o verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a freqüência e a forma como um líder fornece feedbacks positivos. Uma dica para fortalecer o comprometimento da equipe está em agendar reuniões quinzenais freqüentes para parabenizar a equipe e comemorar os resultados.
Aconteça o que acontecer, o líder tem que assumir a responsabilidade pelos resultados. No momento de sucesso o líder deve parabenizar a equipe por esta conquista e no momento de eventual fracasso o líder deve perguntar para todos: O que podemos aprender com isso? E assim, orientar a equipe para os resultados com um novo plano de ação sucesso e saúde abraços paulo panhoto

Abrange Logística disse...

Bom dia, Paulo.
Sim, o líder realmente precisa ter uma visão de futuro atraente e também incentivar sua equipe. O verdadeiro líder tem a capacidade de cativar os outros não pelo fato de ocupar um cargo superior, mas pela capacidade em reconhecer as potencialidades de cada membro equipe e orientá-los.

Anônimo disse...

Enfim, como desenvolver pessoas a partir do zero? Gostaria que a Liliane desse dicas práticas!

obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...