Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Seu chefe nas redes sociais: como lidar?

Ultimamente passei a viver uma experiência diferente e inusitada. Primeiramente com blog da Abrange e a partir de janeiro com uma conta no Twitter, Linkedin e outra no Facebook. Confesso que fiquei inseguro em me expor, mas tento me divertido com a experiência. Até então, minha vivência com as redes sociais era acompanhar a distância, no papel de uma testemunha ocular quando os meus filhos se relacionavam através das redes com os seus amigos. Agora sou eu que estou me relacionando com os amigos dos meus filhos.

Já fui criticado por alguns e elogiados por outros pela iniciativa e ousadia, mas o que importa é que estou gostando e tenho o apoio principalmente de minha esposa que me acompanha nesse ecossistema.

Como empresário, preciso me manter conectado às tendências do mercado, e a internet, quando bem utilizada, pode ser um grande fórum de idéias para os meus negócios.

Outro fato interessante está na proximidade proporcionada com meus clientes, fornecedores, colaboradores e gestores. Em alguns casos, uma cumplicidade maior nasceu entre nós.

Segundo Camila F. de Mendonça , da Infomoney, ter os colegas de trabalho nas redes sociais é comum. Mas quando o seu líder quer lhe seguir no Twitter ou ser seu amigo no Orkut ou Facebook, como lidar? Nas redes sociais, não existem regras consolidadas. O que vale é o bom senso, afirma a consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Thais Pontin.

Para ela, comportamentos de proximidade entre colaboradores e gestores são cada vez mais comuns. Daí o fato de o líder querer fazer parte da vida social e virtual dos seus colaboradores. "É preciso observar o contexto, pois dependendo do grau de relacionamento entre o chefe e o subordinado, essa proximidade fora da empresa é comum", diz.

Contudo, com o mercado aquecido, e ainda que a relação entre líder e colaborador seja boa, sempre há certa desconfiança por parte dos profissionais quando o assunto é o chefe nas redes. "O receio do profissional existe, mas acaba sendo mais mito, sem muito fundamento", afirma Thais.

Seu chefe quer ser seu amigo

Recusar o pedido nas redes gera um mal estar desnecessário. E não adianta demorar a aceitar, a menos que você, de fato, não utilize as ferramentas. Para Thais, a tendência é que esses pedidos sejam mais recorrentes. E isso é saudável, pois ajuda a criar uma relação mais próxima com o líder. E essa proximidade só ajuda a resolver problemas mais rápido. Sem contar no networking.

3 comentários:

paulo panhoto disse...

Ter os colegas de trabalho nas redes sociais é comum. Mas quando o seu líder quer lhe seguir no Twitter ou ser seu amigo no Orkut ou Facebook, como lidar? Nas redes sociais, não existem regras consolidadas. O que vale é o bom senso.

Recusar o pedido nas redes gera um mal estar desnecessário. E não adianta demorar a aceitar, a menos que você, de fato, não utilize as ferramentas. NA MINHA OPINIÃO, a tendência é que esses pedidos sejam mais recorrentes. E isso é saudável, pois ajuda a criar uma relação mais próxima com o líder. E essa proximidade só ajuda a resolver problemas mais rápido. Sem contar no Networking.
Contudo, com o mercado aquecido, e ainda que a relação entre líder e colaborador seja boa, sempre há certa desconfiança por parte dos profissionais quando o assunto é o chefe nas redes. "O receio do profissional existe, mas acaba sendo mais mito, sem muito fundamento"
Para ela, comportamentos de proximidade entre colaboradores e gestores são cada vez mais comuns. Daí o fato de o líder querer fazer parte da vida social e virtual dos seus colaboradores. "É preciso observar o contexto, pois dependendo do grau de relacionamento entre o chefe e o subordinado, essa proximidade fora da empresa é comum".paulo panhoto

Zamir De Bellis Junior disse...

Tenho certeza que todo chefe se preocupa em ter um bom relacionamento com seu colaborador e de de muitas formas ele tenta se aproximar. As redes sociais são ótimas opções para essa aproximação, por mais que o funcionário tenha medo, o líder pode se empenhar em perguntar e falar que está seguindo o funcionário, com esse interesse o funcionário percebe que as intenções do chefe são as melhores possíveis. Depois que o colaborador percebe a atitude do seu "superior" de aproximação, com certeza ele vai trabalhar com muito mais empenho, pois querendo ou não já diminui o clima tenso de um ambiente de trabalho.

Zamir De Bellis Junior disse...

... E claro que com a atualização na comunicação o empregador pode avaliar o interesse dos funcionários para novos conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...