Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Currículo abre portas, comportamento fecha

Liliane Messina
“Um currículo irretocável é a porta de entrada para um profissional em uma empresa. Se este documento define sua chegada, será o seu comportamento que pode antecipar sua saída. Segundo a Consultoria do Grupo Soma, o emprego de uma pessoa depende em 75% de suas atitudes no trabalho e apenas 25% de sua competência profissional”, diz o artigo do site Estadão, divulgado em 20 de junho.

Mas, nem sempre os profissionais de recrutamento e seleção conseguem captar toda a essência humana da pessoa que ali está. Claro que muito poderá se extrair do candidato nesta fase do processo, mas o fundamental é que os candidatos externos ou os de processos de recrutamento interno tenham total afinidade com os valores e princípios de nossa empresa.

Veja quais tipos de comportamentos que devem ser evitados:

Comportamento de bicho preguiça  - O profissional bicho preguiça é aquele que demora para mudar, principalmente quando a empresa está mudando rapidamente face as necessidades do mercado, concorrência ou necessidade interna. Aqui cabe bem a expressão que temos usado bastante, que é diminuir o tempo de resposta entre o “ver e agir”.  Este tipo de profissional geralmente não aceita mudanças, inovações, “pensar fora da caixa”, sequer tenta entender as mudanças – só as crítica. Este profissional é reconhecido pela sua costumeira cara de “baixo astral”, apático a tudo e todos, não dá idéias para o grupo e pouco interage com os colegas.

Comportamento de pavão – O profissional pavão é aquele que popularmente é chamado de “peito de pomba”, ninguém e tampouco a empresa tem paciência e tempo para isso. Este tipo de profissional é arrogante e egocêntrico, além de ser um desagregador de times de trabalho. Este profissional tem grande dificuldade de praticar a empatia com seus colegas de trabalho, não contribui para um ambiente harmônico e não sabe escutar os outros e tampouco aceitar opiniões contrárias as suas.

Comportamento de papagaio – O profissional papagaio é aquele que fala tudo a todos, inclusive as informações confidenciais. Uma empresa com profissional papagaio pode amargar sérios prejuízos com este tipo de comportamento. O popular “fofoqueiro” é um perigo para a empresa e equipe em que trabalha, já que este tipo de profissional passa para a frente informações confidenciais da empresa e de seus colegas.

Comportamento de leão – O profissional leão é aquele que lança seus ataques à todos e a qualquer momento por qualquer motivo. Você nunca sabe como ele irá agir ou reagir. Este tipo de profissional não sabe realizar cobranças à equipe e age constantemente de forma desrespeitosa com subordinados, colegas e até superiores. É o popular “grosseirão”, chama a atenção de seu subordinado na frente de qualquer um. Este tipo de profissional também pode representar um sério risco à empresa, considerando o posicionamento dos tribunais do trabalho, nas famosas ações de dano moral. Possui grandes dificuldades de interagir com o grupo, já os outros o temem dada a sua volatilidade.


*Por Liliane Messina, gerente de RH da Abrange.
**Resumo de artigo publicado no site Estadão, em 20/06/2011.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...