Saber delegar tarefas é extremamente importante para desenvolvê-las com maior eficiência e, para delegar corretamente, é necessário que o líder compreenda que precisa reservar tempo ao liderado e acompanhá-lo enquanto ele aprende as novas funções e ainda não está seguro para caminhar sozinho. Demonstrar-se disponível para que as pessoas tenham a liberdade de fazer as perguntas evitarão erros mais adiante.
Delegar é uma das melhores formas de desenvolver as competências da equipe e garantir que o trabalho seja realizado no tempo desejado. “O sucesso na delegação é algo profundo, que exige muito cuidado, comunicação e suporte. Com a prática, esse processo torna-se intuitivo, mas exige um tempo de aprendizado até que aconteça de forma adequada”, afirma Victor Gomes, coordenador de logística da unidade de Maceió.
Este processo visa para promover o amadurecimento de sua equipe de trabalho, principalmente quando combinado com empowerment. Praticar empowerment é enriquecer o cargo de alguém com responsabilidades que proporcionem o seu desenvolvimento. “Na medida em que você delega a função a uma pessoa, ela estará mais focada em suas atividades, buscando a eficácia do negócio. Assim, estaremos preparando e formando novos líderes na empresa”, afirma Rafael Alves, gestor de negócios da unidade de Ribeira do Pombal.
O líder delega a execução da tarefa e a corresponsabilidade ao liderado, mas o encargo maior pelo resultado da tarefa ainda continuará em suas mãos. “Saber orientar de forma simples e objetiva, participando de todas as etapas para que não haja falhas e fazer a equipe entender a importância de cada tarefa por mais simples que seja, é que garante o sucesso no cumprimento das tarefas”, diz Alves.
De acordo com Gomes, um fator que garante o sucesso do trabalho em equipe na Abrange Logística é entender os diferentes perfis na equipe. “A partir das competências individuais, delegamos as tarefas que mais se encaixam a cada pessoa, tentando não desmotivar ou fazer uma pressão desnecessária no nosso colaborador”, conta.
“Se você delegar tarefas para as pessoas que estão perto do cliente e permitir que elas peguem tarefas desafiadoras, sem deixar de dar o suporte necessário, você perceberá que tem mais tempo do que imagina. Melhor do que isso, seus liderados poderão aumentar o sentimento de parceria e se tornarem mais engajados pelo sucesso da empresa, do time e deles próprios”, finaliza Gomes.
* Com informações do Portal Administradores.com
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