Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia 27 de novembro é comemorado o dia do Técnico de Segurança do Trabalho


A profissão do Técnico em Segurança do Trabalho foi regularizada pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, no entanto, muito antes desta data, a atividade do Técnico de Segurança já era desempenhada.



Todos os processos e atividades que envolvem a Saúde e Segurança do trabalhador, inclusive as funções do Técnico de Segurança, estão registrados nas Normas Regulamentadoras.

A primeira versão das Normas Regulamentadoras foi publicada em 1978, e por elas estabeleceu-se a obrigatoriedade de serviços e programas responsáveis pelas questões relativas a saúde e segurança no ambiente de trabalho.


Dentre as atividades desempenhadas pelo Técnico em Segurança do Trabalho, podemos destacar:

 - Aplicar os conhecimentos técnicos de segurança do trabalho ao ambiente de trabalho, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir ou até eliminar os riscos existentes à saúde do trabalhador;
 - Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa;
- Responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR (Normas Regulamentadores), aplicáveis às atividades executadas pela empresa;
- Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores;
- Esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os a praticar a prevenção;
Analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes e doenças ocupacionais ocorridos na empresa ou estabelecimento.

Todos (nós) profissionais somos responsáveis pela nossa Própria Segurança, inclusive a do nosso Colega de Trabalho. Lembrem-se: Aquele que gerou o perigo, mesmo que não seja responsável, tem o dever e obrigação de neutralizá-lo ou eliminá-lo.

Parabéns a todos os Técnicos em Segurança do Trabalho na Abrange!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...