Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O que é Logística Verde?

Para essa quarta feira, o Blog da Abrange publica um texto do site Logística Descomplicada, abordando os objetivos gerais da Logística. Confira abaixo:

A questão logística é abordada diariamente nos artigos publicados nesse blog. Tratada como uma arte e ciência, o objetivo de um bom planejamento logístico é promover a armazenagem, circulação e distribuição adequadas de produtos. A avaliação do bom rendimento dos processos logísticos está normalmente associada a um único parâmetro: custo. Tanto o custo associado com os processos de transporte e armazenagem diretamente, quanto os custos associados à disponibilidade ou indisponibilidade de venda.

Essa visão simplista já não é mais suficiente para garantir um bom desempenho da cadeia logística. Primeiramente, a complexidade das relações dentro da cadeia logística é infinitamente superior do que há algumas décadas, com fluxo de informações, pessoas e materiais organizados em uma emaranhada rede com intercâmbios entre todos os seus participantes, e que não segue mais o sentido simples e lógico da cadeia logística do passado. Além disso, as exigências de performance do mundo corporativo, pressionado pela sociedade, questões políticas e legislativas, vão além dos resultados financeiros e econômicos, englobando, principalmente, questões de responsabilidade ambiental, jurídicas e sociais.
Hoje, segundo pesquisa elaborada durante o Green Logistics Forum realizado na Europa em 2010, 94% dos profissionais do alto nível que atuam no setor de logística e cadeia de suprimentos consideram a questão da Logística Verde como prioridade para o seu negócio. Mas será que todos sabem de fato sobre o que se trata a Logística Verde? Qual sua implicação, suas possibilidades e consequências? E que ações tomar para tornar sua logística verde?
Bom, vamos procurar esclarecer esses pontos aqui aos poucos, com exemplos, ideias, iniciativas que funcionaram (ou que não funcionaram), projetos de pesquisa, definições, e tudo mais que puder enriquecer essa discussão. Esse meu primeiro artigo é dedicado à definição de logística verde e quais as implicações imediatas que essa “atitude” traz para as corporações de forma geral.
Como afirmado anteriormente, o objetivo principal da logística é coordenar as atividades de armazenagem, circulação e distribuição de produtos de forma a atender às necessidades do cliente a um custo mínimo. No passado, esse custo foi definido em termos puramente monetários. Com o aumento da preocupação com o meio ambiente, as empresas devem ter em conta os custos externos da logística associada principalmente com a mudança climática, poluição do ar, poluição sonora, risco de acidentes, entre outros. Assim, surge a necessidade de equilibrar a atividade logística em três grandes pilares: econômico/financeiro, social e meio ambiente, em um processo de equilíbrio sustentável que considere e beneficie esses três objetivos.

Com a quebra do paradigma que remete o desempenho da cadeia logística a custo monetário, é possível começar a trabalhar para buscar mudanças na forma de fazer logística, de fazer negócio e até viver a vida!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...