Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) e na redução de acidentes do trabalho

Dra. Marjorie Helena Esperança


Sob todos os aspectos em que possam ser analisados, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade.

O somatório das perdas, muitas delas irreparáveis, é avaliado e determinado levando-se em consideração os danos causados à integridade física e mental do trabalhador, os prejuízos da empresa e os demais custos resultantes para a sociedade.

As estatísticas da Previdência Social, que registram os acidentes e doenças decorrentes do trabalho, revelam uma enorme quantidade de pessoas prematuramente mortas ou incapacitadas para o trabalho, sendo a maioria dos casos por negligência dos trabalhadores na utilização dos EPI`s (Equipamentos de Proteção Individual)

Isso mesmo, os equipamentos de segurança, os famosos EPI`S (luvas, capacetes, óculos, botas ou sapatos de segurança), que muitas vezes são ignorados ou utilizados de maneira incorreta pelos trabalhadores, se utilizados corretamente, salvam trabalhadores de graves acidentes.



Acidentes inesperados podem acontecer em quaisquer atividades, mas havendo o cuidado na segurança no ambiente de trabalho, que nada mais é do que a parceria entre empresa e empregado.



Tal parceria trata-se do fornecimento pela empresa dos equipamentos de segurança e bom estado, com a devida orientação o uso, cabendo ao empregado à responsabilidade em utilizá-lo no desempenho das suas tarefas.



Com a atenção as regras de segurança o empregado garantirá sua vida ativa no trabalho, pois um acidente poderá interromper sua vida profissional e lhe causar sequelas, muitas vezes irreversíveis, afetando inclusive sua vida financeira e sua família.



Havendo um ambiente saudável para se trabalhar, todos ganham, especialmente o trabalhador.


* Dra. Marjorie Helena Esperança é advogada da Divisão Trabalhista da Lemos e Associados Advocacia.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...