Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

sábado, 9 de julho de 2011

Dicas de Saúde - Como manter a boa forma no inverno

Dra. Thais Seabra*

Apesar de vivermos em um país tropical, muitas pessoas preferem o frio do inverno ao calor das outras estações. Mas quando a temporada chega, traz com ela alguns problemas que atingem grande parte da população e requerem cuidados.  Entre eles está a alimentação desequilibrada e o desânimo em praticar atividades físicas, tendo como consequência o ganho de peso.

Fondues com leite desnatado e queijos magros são os mais recomendados para o inverno
Isso acontece porque no inverno, para proteger-se do frio e para equilibrar a temperatura do corpo, o organismo acelera o metabolismo, visando obter mais energia para manter o corpo aquecido.   Portanto, é normal sentir mais fome nessa época. Adicionalmente, é nessa época que aumentam as preferências por alimentos mais calóricos, como fondues, chocolates, queijos, sopas (mais calóricas), salgado ricos em gorduras como as quiches, lanches, bebidas alcoólicas, entre outros.

Substitua o chocolate quente por chás
Para não sair da linha no inverno e continuar com a alimentação equilibrada e saudável, é importante fazer lanches intermediários para evitar a sensação de fome excessiva e o consumo exagerado de alimentos calóricos.  Nos lanches, por exemplo, pode-se incluir frutas da época, grãos, cereais, iogurtes e outros alimentos saudáveis. Outra dica é apostar nas sopas ou cremes leves, como a sopa de legumes, chás, frutas assadas, legumes cozidos, pois dão sensação de saciedade e ajudam a aquecer o corpo. 

O desinteresse pela prática de atividade física pode ser originado pela tristeza e sensação de desânimo que afeta muitas pessoas. Esse sintoma é causado pela diminuição de serotonina, um neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. E é para suprir essa tristeza, que a maioria troca tudo por um chocolate ou doce.  Assim, prefira chás quentes ou até mesmo opções menos calóricas. Entretanto, as saladas e as frutas frescas não podem ficar de fora do cardápio. A falta desses alimentos impede a reposição de vitaminas, minerais e fibras importantes para o bom funcionamento do corpo.
Prefira sopas de legumes

Importante ressaltar ainda que, nessa época, o baixo consumo de água também pode ser prejudicial ao bom funcionamento do organismo.  Como não se sente tanto calor como em outras épocas, a sede diminui, confundindo-se com a fome. Nesses casos um copo de suco pode evitar o consumo exagerado de calorias e assim, evitar o ganho de peso.

Dicas:
- Prefira as sopas de legumes, sem adição de creme de leite ou massas, podendo acrescentar apenas farelos de aveia, trigo ou até mesmo linhaça dourada;

- Substitua o chocolate quente por chás. Já existem alguns tipos solúveis que são mais práticos e ricos em antioxidantes (vitaminas A, C, E e Zinco), assim além de aquecer o corpo, este colabora para o equilíbrio do sistema imunológico;

- Troque os queijos amarelos pelos brancos ou lights;

- Opte pelas fondues preparadas com leite desnatado e queijos magros (já disponíveis no mercado);

- Escolha molhos mais leves para as massas, como os de tomate.




*Thaís Barbarini Seabra é nutricionista (CRN: 20383), formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), possui MBA em Marketing pela ESAMC e especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho (UGF). Atualmente integra a equipe da Clínica Reacciona. Para informações entre em contato pelos telefones:(19) 3375-2400 e (19) 9605-1787.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...