Em algumas praças, tarifa teve 9,77% de acréscimo
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e região (Setcesp) o pedágio representa de 10% a 15% do custo do transporte, isso significa que as alterações nas tarifas de pedágio causam grande impacto nos custos das empresas de logística, uma vez que cerca de 60% da movimentação de cargas no país é feita através do modal rodoviário.
Por isso, o blog da Abrange traz neste post informações sobre o recente reajuste nos valores de pedágio nas rodovias do Estado de São Paulo, ocorrido no dia 1 de julho. Alguns reajustes chegaram a 9,77% de acréscimo. O aumento corresponde aos índices dos contratos de concessão assinados.
Para as concessões mais antigas, como é o caso da rodovia Castelo Branco e dos Sistemas Anchieta-Imigrantes e Anhanguera-Bandeirantes, os números foram corrigidos pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), da Fundação Getúlio Vargas.
Para as rodovias que tiveram os contratos assinados tendo como referência de correção o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), um indicador mensal de preços do varejo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o reajuste chegou a 6,55%.
Além das regras do índice de reajuste ao valor vigente, a Artesp (Agência Reguladora dos Serviços de Transportes de São Paulo) faz as contas levando em consideração também o tipo de pista (duplicada ou simples) e a extensão percorrida para ter o cálculo final do valor do pedágio de cada praça.
Confira aqui o preço reajustado de todas as praças de pedágio do Estado.
Fonte: Portal Transporta Brasil
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