Todas as empresas querem dar resultado financeiro, ou seja, lucro. Os líderes dizem que suas áreas darão ou ajudarão no resultado financeiro.Falar é fácil, difícil é entregar o que se promete.
Certas coisas não se conquistam por decreto. Não adianta a empresa definir que, a partir de amanhã, o resultado financeiro será tal. É certo que uma decisão firme da direção, comunicada de maneira correta, é o primeiro passo para essa conquista. Mas, como todo diferencial competitivo que depende das pessoas, há um grande caminho a percorrer até que o desejo se transforme em realidade.
Marcelo F. Murta, diretor da Abrange Logística |
Planejar, controlar, informar e cobrar são ingredientes essenciais. Com persistência e convicção, a empresa pode construir uma cultura de resultados, mas deve entender que esse será um esforço permanente da gestão.é preciso após planejar, direcionar a comunicação de todas as ações que atuarão como pilares para a construção dos resultados desejados, é preciso definir os indicadores que medirão os resultados. É hora de pensar e divulgar de forma clara e transparente.
Depois é preciso promover as ações capazes de traduzir esses planos em ações práticas. A repetição das ações traz a confiança e o aprendizado sobre a maneira certa de fazer as coisas, levando a certo condicionamento.
Mas é na terceira etapa que este jogo se decide. É hora de monitorar e avaliar quem está agindo, que está dando resultado, enquanto os que não estão devem ser cobrados e reorientados, pelo menos até a empresa entender que deve substituí-los.
É nessa etapa que as empresas mais pecam. Não adianta promover um excelente plano, baseado num maravilhoso projeto para obter resultados, comunicar de forma clara e transparente, se as pessoas não são monitoradas e avaliadas por critérios claros e objetivos, num sistema capaz de oferecer feedback imediato e reforço positivo ao bom desempenho.
O pecado mais comum é superestimar a capacidade individual dos líderes de monitorar e dar feedback constante de seus resultados. Portanto, a melhor saída é criar um sistema de acompanhamento, com auditorias para cobrança dos resultados, avaliando a performance dos colaboradores individual e coletivamente.
No resultado desta metodologia de gestão, enquanto alguns serão aplaudidos de pé, outros se perguntarão: “Por que eu não pensei nisso antes?” ”Por que eu não fiz isto antes?”.
No final a empresa sentirá a evolução e, mais do que isso,colherá o tão esperado resultado financeiro de forma sustentada.
Marcelo F. Murta, diretor da Abrange Logística
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