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quarta-feira, 16 de março de 2011

Resultado Financeiro não vem por decreto

Todas as empresas querem dar resultado financeiro, ou seja, lucro. Os líderes dizem que suas áreas darão ou ajudarão no resultado financeiro.Falar é fácil, difícil é entregar o que se promete.

Certas coisas não se conquistam por decreto. Não adianta a empresa definir que, a partir de amanhã, o resultado financeiro será tal. É certo que uma decisão firme da direção, comunicada de maneira correta, é o primeiro passo para essa conquista. Mas, como todo diferencial competitivo que depende das pessoas, há um grande caminho a percorrer até que o desejo se transforme em realidade.

Marcelo F. Murta, diretor da Abrange Logística

Planejar, controlar, informar e cobrar são ingredientes essenciais. Com persistência e convicção, a empresa pode construir uma cultura de resultados, mas deve entender que esse será um esforço permanente da gestão.é preciso após planejar, direcionar a comunicação de todas as ações que atuarão como pilares para a construção dos resultados desejados, é preciso definir os indicadores que medirão os resultados. É hora de pensar e divulgar de forma clara e transparente.


Depois é preciso promover as ações capazes de traduzir esses planos em ações práticas. A repetição das ações traz a confiança e o aprendizado sobre a maneira certa de fazer as coisas, levando a certo condicionamento.

Mas é na terceira etapa que este jogo se decide. É hora de monitorar e avaliar quem está agindo, que está dando resultado, enquanto os que não estão devem ser cobrados e reorientados, pelo menos até a empresa entender que deve substituí-los.

É nessa etapa que as empresas mais pecam. Não adianta promover um excelente plano, baseado num maravilhoso projeto para obter resultados, comunicar de forma clara e transparente, se as pessoas não são monitoradas e avaliadas por critérios claros e objetivos, num sistema capaz de oferecer feedback imediato e reforço positivo ao bom desempenho.

O pecado mais comum é superestimar a capacidade individual dos líderes de monitorar e dar feedback constante de seus resultados. Portanto, a melhor saída é criar um sistema de acompanhamento, com auditorias para cobrança dos resultados, avaliando a performance dos colaboradores individual e coletivamente.

No resultado desta metodologia de gestão, enquanto alguns serão aplaudidos de pé, outros se perguntarão: “Por que eu não pensei nisso antes?” ”Por que eu não fiz isto antes?”.

No final a empresa sentirá a evolução e, mais do que isso,colherá o tão esperado resultado financeiro de forma sustentada.

Marcelo F. Murta, diretor da Abrange Logística




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