Não importa o tamanho da empresa, ela está sempre presente. E é um mal que precisa ser vencido.
A fofoca traz prejuízo para quem conta, para quem ouve e para a empresa. Quando ela se espalha e é tida como verdadeira, gera conflitos entre as pessoas, cria expectativas infundadas, desmotivação, tensão entre colaboradores e gestores e acaba tirando o foco das pessoas do trabalho para o objeto da fofoca, causando enormes prejuízos para a empresa.
Para a fofoca prosperar precisa de solo fértil, mas podemos dificultar bastante as condições tornando o terreno bem árido para que a fofoca isto não ocorra.
Os fofoqueiros precisam abrir os olhos, pois são os mais prejudicados ao longo do tempo. Cairão em descrédito trazendo prejuízos para a carreira, pois serão vistos como mentirosos. É uma coisa realmente muito forte!
Quem ouve a fofoca deve neutralizá-la, não levando-a adiante e com muita educação, repreender o fofoqueiro. Com essa atitude estará contribuindo para o bem dele também.
Sócrates, o filósofo grego, que ao ser indagado sobre o que Glaucon falava dele, perguntou ao interlocutor:
Você já passou o que vai me falar pela peneira da verdade?
Já passou pela peneira da bondade?
Já passou pela peneira da utilidade?
E com a sabedoria que atravessa os séculos disse: "Se você não sabe se é verdade, bom ou útil...então, não somente peço que não me conte, mas imploro que esqueça!"
Boa semana e vamos enterrar as fofocas no trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário