Todos já passamos por alguma situação em que fosse preciso pensar e agir rápido, e é imprescindível ter o máximo de cuidado possível para não acabar atropelando as etapas.
É cada vez mais comum a necessidade de realizar trabalhos sob pressão. As exigências são de que tomemos atitudes com rapidez, em meio à confusão do dia a dia, falta de tempo e, muitas vezes, com diversos problemas, como mal-entendidos e problemas de comunicação na empresa. Tentar manter a calma para as tomadas de decisão é o primeiro passo a dar.
Todos já passamos por alguma situação em que fosse preciso pensar e agir rápido, e é imprescindível ter o máximo de cuidado possível para não acabar atropelando as etapas e acabar fazendo o que poderia ser a solução se tornar um problema maior ainda.
De acordo com o coach Paulo Roberto de Souza, quanto maior a pressão, maior é a possibilidade de tomar a decisão errada: "a pergunta correta deveria ser 'o que está acontecendo? ' e não 'o que eu devo fazer?"
Analisar a raiz do problema é o primeiro passo para encontrar soluções e resolver adversidades. "Por isso, reuniões periódicas são importantíssimas dentro de uma empresa. Não adianta esperar o fogo começar para depois apagá-lo. É preciso evitar que o incêndio comece", analisa Paulo Roberto.
Uma vez que o problema é reconhecido, chega a hora de pensar na melhor atitude a adotar. Outra dica importante é priorizar o que deve ser feito. Anote em um papel tudo aquilo que deve ser resolvido e enumere as mais importantes, as mais urgentes. Lembre-se sempre de uma dica essencial: tente resolver apenas o que é controlável. Nada de achar que pode ajudar todos os setores, que é capaz de resolver. Nessas horas, vale consultar algum expert no assunto, uma pessoa que saiba lidar com essas situações e tenha vivência na tomada de decisões sob pressão. Muitas vezes um jovem age por impulso e acaba tentando resolver os problemas de forma mais rápida. E nunca devemos nos esquecer que, no mundo em que vivemos hoje, saber trabalhar sob pressão é quase um quesito obrigatório numa entrevista de emprego!
Fonte: Redação portal Administradores - http://www.administradores.com.br/
4 comentários:
Quando a pressão do momento se faz presente a carreira pode correr risco. A pressão traz às pessoas reações inesperadas, estresse e consequentemente provocam, mesmo contra a vontade, equívocos que podem abalar posições de destaque. Isso pode até desabar a posição de grandes executivos e também aqueles profissionais sem muita experiência. Saber como agir nesse momento ajuda o profissional a evitar erros.
Não permita que as mudanças da empresa passem desapercebidas. Estar em sintonia com o que ocorre no ambiente de trabalho trará benefícios e o manterá informado dando-lhe condições melhores de negociação em situação adversa. Lembre-se: quem não é visto fatalmente não será lembrado. Sinergia e pró-atividade devem fazer ainda mais parte de suas atitudes dentro do ambiente de trabalho. Fazer-se observado sem exageros é sempre uma boa prática.
Não tome decisões impensadas e precipitadas, baseado em análises sem substância. Alguns profissionais tendem a se estressar em períodos de mudanças. O equilíbrio auxiliará a manter o nível de energia estável tanto pessoal quanto profissional.
Procure não entrar em pânico. Alterações muitas vezes trazem benefícios que somente são percebidos a médio e longo prazo. Aproveite para rever seus objetivos e metas na carreira. Identifique os pontos falhos e faça as devidas alterações.
Por fim, não permita que o fantasma da crise o perturbe. Crises são etapas de declínio, que servem para impulsionar e dar movimento a pontos muito mais altos que os atuais. Pense nisto e verá que quem faz as oportunidades é você mesmo.
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