Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

sábado, 21 de setembro de 2013

Os riscos do sal para a saúde

Essencial para ajudar a conservar e dar sabor aos alimentos, o sal é também o grande vilão de doenças como hipertensão, se tornando uma das preocupações dos médicos, que vem incentivando a diminuição do seu consumo.

Para os que desejam emagrecer o sal também é um problema, pois promove a retenção de líquidos no organismo, dificultando a perda de peso.
No entanto, o sal também possui  importância para a nossa saúde, desde que usado corretamente, pois ajuda a regularizar o volume de líquidos, mantendo a pressão osmótica entre os líquidos de dentro e de fora das células. Outra grande característica benéfica do sal é a sua importância na transmissão de impulsos nervosos.

A quantidade necessária de sódio para nosso corpo é de 500mg, sendo que cada grama de sal já traz 400mg desse nutriente. Porém,  sal não é sinônimo de sódio, o indicado é consumir entre 4 a 6 gramas de sal por dia, o equivalente a 2,4g de sódio,  mas pesquisas apontam que os brasileiros consomem cerca de 12 gramas de sal todos os dias, basicamente duas vezes mais que o recomendado.

Uma boa dica é salgar os alimentos em seu preparo (cozimento). Evite colocar saleiro na mesa para evitar colocar mais sal do que seria necessário no cozimento. Outra sugestão é utilizar ervas aromáticas, substituindo o sal, para dar sabor aos alimentos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...