Este mês tive a oportunidade de visitar nossa unidade de negócios em João Pessoa-PB. Esta unidade realiza atividades de intralogística e conta com uma equipe de profissionais capacitados a realizar atividades logísticas complexas. O que me chamou a atenção nesses profissionais foi a organização, a disciplina e o senso de urgência, características de pessoas de sucesso.
Nesse sentido, quero compartilhar as informações abaixo e, espero poder contribuir com aqueles que querem fazer a diferença em suas vidas, tanto a nível pessoal, como profissional. Boa leitura e reflexão.
Da esquerda para direita: Percival Margato, Vely Joyce, George Tomaz, Priscila Batista e Dimas Rios. |
Marketing Pessoal
Atualmente, o marketing pessoal é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a seu favor no ambiente profissional. Além desses detalhes, o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.
As empresas de hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional. A preocupação com o capital intelectual e a ética são fundamentais na definição do perfil daqueles que serão parceiros/colaboradores.
Alguns detalhes merecem atenção especial:
• Esteja sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;
• Tenha consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;
• Saiba focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;
• Entenda e acredite na própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;
• Mantenha-se motivado;
• Use uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;
• Seja absolutamente pontual;
• Preocupe-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;
• Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; pois essa escolha pode abrir ou fechar portas;
• Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;
• Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;
• Cuidado com o uso do celular;
• Não fale demais nem de menos.
Pense nisto, e bom trabalho!
2 comentários:
"Capital intelectual" é toda informação transformada em conhecimento que se agrega a outros conhecimentos já acumulados por uma pessoa. Por exemplo:
Se você trabalha numa empresa usando um computador para redigir textos, fazer planilhas, gráficos, etc., você não precisa ser um técnico em computação para isto. Porém, se você fizer um curso de técnica computacional, adquirirá informações técnicas que se tornarão conhecimentos agregados aos que você já tem para usar o computador. Os conhecimentos que você adquiriu através do curso e os que você possuía antes, somados, são agora seu novo capital intelectual pessoal. Caso o mesmo tenha ocorrido com outros funcionários que trabalham com você, todos os conhecimentos somados são o capital intelectual do grupo.
Existe também o capital intelectual do autodidata, mas este traz mais problemas do que benefícios. O autodidata é uma pessoa que que aprende coisas sem a necessidade de um instrutor. Adquire conhecimentos por meio de uma metodologia particular de assimilação de informações sem a realização de cursos formais. O problema é que a aprendizagem sem a devida mediação sempre traz consequências graves causadas por erros de interpretação.
Postar um comentário