Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A importância da estatística na logística

A estatística é muito importante para diversas áreas, podendo auxiliar a todas com as suas demonstrações. 
A estatística é uma ferramenta usada de diferentes formas com o intuito de fornecer informações de rápida absorção. Muitas pessoas se perguntam se na logística existe muita matemática, colocando-a como um problema e não como uma solução. Quando começamos a usar a matemática ao nosso favor a gestão da logística deixa de ser apenas qualitativa e opinativa, e passa a ser uma ciência quase exata. No cenário logístico a estatística é usada para identificar lotes econômicos de compras, modelos de previsão, gráficos de controle, dentre muitos outros. Por isso, para um bom profissional de logística, é fundamental ter conhecimentos de matemática e de estatística.
Tradicionalmente, a logística concentrou-se no fluxo de bens ao longo do canal de distribuição. O fluxo de informações foi muitas vezes deixado de lado, não sendo visto como importante para os clientes. Porém, em um ambiente de competição acirrada, um fluxo adequado de informações a "estatística" é um elemento essencial para á sobrevivência das empresas e dos trabalhadores. Nos dias de hoje informações rápidas e precisas são decisivas para o bom funcionamento de sistemas logísticos. A estatística vem ganhando espaço neste ambiente de competição baseado na melhora do tempo de absorção de informações onde na logística aparece como fator essencial em nível estratégico, tático e operacional, os sistemas de informações logísticos buscam viabilizar soluções completas e integradas para a plena gestão logística.
Essa matéria tem potencial para auxiliar a organização e obter vantagens em custo e produtividade, com a vantagem em valores. Assim a estatística está se tornando uma ferramenta de gestão logística cada vez mais importante. A complexidade dos sistemas de gestão tem criado a necessidade do uso de ferramentas de sistemas de Informação mais simples e de fácil entendimento, que precisam ser supridas a fim de melhorar o desempenho das atividades das empresas no geral.
Danilo Braga.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...