Existe diferença entre um novo problema e uma nova manifestação de um problema antigo?
A resposta é não. Dificilmente resolvemos um problema na totalidade. As coisas mudam, evoluem e muitas das consequência se tornam causas. Além disso, nossa visão no ambiente de trabalho não enxerga todas as variáveis que estão relacionadas com o problema em um único momento.
Nossa capacidade de resolver as coisas não são limitadas, ainda que um problema é um conjunto de complexidades, os quais as soluções são medidas temporárias.
Uma organização não é programável, nem rotineira. Ela possui capacidade de autocontrole, planejando suas estratégias e promovendo mudanças necessárias de acordo com as necessidades.
Portanto, o importante é buscar o equilíbrio dentro deste sistema. Unidirecionalidade e progresso são as chaves para buscar soluções para os problemas e manter o equilíbrio. Pois, quanto mais se busca atingir objetivos (unidirecionalidade), mais a empresa precisa de aprendizado (progresso). Consequentemente, ela evolui para melhor e procura resolver com mais facilidade suas dependências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário