Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

domingo, 18 de março de 2012

Veja os erros na declaração do IR que podem fazer você cair na malha fina

Dados incorretos de despesas médicas e omissão de rendimentos são falhas mais comuns
Por Amanda Mont'Alvão Veloso, do R7 (Fonte: http://noticias.r7.com/) 




Na hora de declarar o Imposto de Renda 2012, todo o cuidado é pouco para evitar que se caia na temida malha fina. É por meio dela que a Receita Federal identifica erros de preenchimento, que podem ser corrigidos, ou detecta informações inconsistentes que caracterizam sonegação. 


Quanto mais tempo o contribuinte demorar para consertar o erro na declaração do IR, maior o atraso no recebimento da grana da restituição. 

O Leão pode levar até cinco anos para pagar a grana, que é liberada por meio de lotes residuais da Receita, sem calendário prévio estipulado.


Alguns dos motivos mais comuns para a retenção na malha fina são informações incorretas de despesas médicas e a omissão de rendimentos, segundo a Receita Federal. 

A atenção com o preenchimento de números e dados como CPF e CNPJ é fundamental, alertam os especialistas. 

O consultor do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal), Marcos Barbosa dos Santos, recomenda atenção ao preencher o formulário:

- Antes de enviar a declaração, o contribuinte deve checar se digitou corretamente os números relatados no informe de rendimentos, bem como os dados cadastrais da empresa ou fonte pagadora. 

R7 apurou com os consultores da entidade alguns dos erros que mais levam o contribuinte à malha fina. Confira o quadro abaixo e saiba como evitá-los: 



Confira algumas dicas preparadas pelos especialistas do Cenofisco
Identifique todas as empresas pagadoras

A Receita Federal verifica se todas as empresas das quais o contribuinte recebeu pagamentos estão constando na declaração, pois essas companhias informam ao Fisco todos os vencimentos feitos por trabalho assalariado e todos os demais pagamentos efetuados que tenham sido superiores a R$ 6.000 no ano ou que tenham algum imposto retido por meio da declaração
Informe corretamente os valores constantes no Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de IRRF (Imposto de Renda da Pessoa Física) fornecido pela fonte pagadora
O Leão checa se o imposto realmente foi retido e se os valores são iguais. Esse procedimento só é possível porque a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) entregue pelas pessoas jurídicas informa essas quantias
Não deixe de mencionar os valores resgatados na previdência privada

O Fisco cruza esses dados com as informações repassadas pelas instituições de previdência privada
Cuidado com a dedução das despesas médicas. Valores muito altos costumam chamar a atenção caso a renda bruta declarada não seja muito elevada
Na hora de informar valores de pagamentos, muitos deles são incompatíveis com a renda bruta declarada, o que acarreta em erro. As despesas médicas e os planos de saúde também são cruzados com a DMED (Declaração Serviços Médicos e de Saúde)
Se você aumentou o patrimônio, certifique-se de que toda a renda adquirida ao longo
do ano tenha sido informada 

O aumento do patrimônio do contribuinte do início para o fim do ano em inconformidade com os rendimentos declarados indica a possibilidade de fraudes ou omissão de receitas
Informe a aquisição de veículos novos e imóveis
Despesas exageradas com cartões de crédito e movimentações bancárias elevadas
chamam a atenção da Receita
Fonte: Cenofisco

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...