Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

quarta-feira, 14 de março de 2012

A Gestão de Inventário

A Gestão de Inventário é um dos processos mais importantes dentro de uma Organização, pois é através dela que se obtêm o equilíbrio financeiro e um planejamento adequado. Ao se fazer o inventário, é necessário implementar algumas regras, de forma a proteger as informações que servirão de base para a aplicação de melhorias. Para sua evolução, a Organização precisa ter confiabilidade e acesso rápido as informações.

Uma regra básica é que a Organização classifique seus itens de acordo com o giro do estoque (classificação A B C), pois através desta etapa, a execução dos inventários rotativos ocorrerão de acordo com o planejamento a ser elaborado, a meta/objetivo da acuracidade será atingida e 100% do estoque será contado dentro do período contábil, preparando de forma organizada a Organização para o Inventário Geral.

Para realização do inventário rotativo a Organização deve fazer um planejamento de acordo com a classificação dos materiais, o qual garantirá um contagem diária, e a medida que os erros forem encontrados, paralelamente devem ser corrigidos. Os erros podem ser originados de diversos fatores, entre eles: Erros de Recebimento, Erros de Contagem de Inventário, Erros de Informação Sistêmica, Erros de Separação, Erros de Armazenagem, entre outros.

A Organização precisa estar ciente que ao se realizar o inventario rotativo, ela não estará 100% coberta de possíveis diferenças nos estoques, pois é preciso atenção constante em todos os elos da cadeia, pois as falhas podem aparecer. Falhas comuns na maioria das vezes estão em equipes insuficientes, falta de treinamentos, planejamentos errados, entre outros fatores.

Buscar a confiabilidade das informações é o grande desafio das Organizações, pois proporciona condições para tomada de decisões de forma precisa e eficaz. Mesmo com a gestão eficiente já significando certa vantagem competitiva, continuam necessários os esforços para reduzir seus custos, como o de armazenagem, transporte e da prevenção de possíveis perdas do estoque.

Com este objetivo, hoje há vários sistemas/softwares para a gestão, ajudando as Organizações a gerir seu inventário de forma eficiente. A Abrange Logística realiza inventários em todo o território nacional com o suporte da Tecnologia de Informação, assegurando maior confiabilidade às informações, além de proporcionar maior agilidade nem toda a cadeia. Além disso, mesmo quando as Organizações não dispõem de software apropriado, a Abrange Logística disponibiliza seu software para realização de inventários.

Saiba mais sobre os serviços prestados pela Abrange Logística. Acesse nosso site: www.abrange.com.br e/ou entre em contato pelo telefone (19) 2106 8100.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...