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quarta-feira, 22 de junho de 2011

O feedback como ferramenta de gestão*

O feedback do líder à sua equipe é essencial para o crescimento da empresa. É o que diz Antonio Carlos Eduardo Ferraz, coordenador de logística da Abrange Logística em  Piracicaba-SP. “Quando o líder dá o feedback sobre as atividades desenvolvidas por sua equipe, ele estimula o aprimoramento de cada um de seus profissionais, o que gera resultados positivos para empresa”, afirma Ferraz.
Carlos A. E. Ferraz

Ele explica que, na Abrange Logística, todas as atividades do profissional, desde as operacionais até o contato com cliente são acompanhadas. “Desta forma, podemos orientar a equipe como proceder com os equipamentos da empresa até como atender bem e se comunicar melhor com o cliente”, diz.

O feedback é considerado um canal de diálogo, pois, por meio dele, é possível transmitir as expectativas de resultados e atitudes entre líder e subordinado. “Acredito que o fato do profissional saber que seu trabalho está sendo acompanhado e reconhecido é um fator motivador”, diz Ferraz.

Um feedback bem aplicado transforma comportamentos e posturas, e faz com que o profissional enxergue todas suas competências e capacidades. Na medida em que a companhia estabelece uma política de reorientação para o profissional, as pessoas se posicionam de maneira muito mais objetiva a fim de obter os resultados exigidos pela organização. O alinhamento dos objetivos é fundamental para a aplicação de um feedback qualitativo.

Confira algumas dicas:
-Foque no comportamento e não na pessoa;
-Seja o mais específico possível, procurando citar exemplos;
-Procure saber se o momento emocional é realmente adequado;
-Fale de aspectos que podem ser modificados;
-Não dê recados, fale sempre em seu próprio nome;
-Assegure-se se a pessoa está entendendo perfeitamente a mensagem;
-Use o caminho da verdade e da motivação.


Desenvolvimento do feedback

Nenhum profissional nasce sabendo e é totalmente possível desenvolver a habilidade para dar o feedback. O líder precisa aprimorar suas habilidades de comunicação, como ouvir mais os subordinados e se expressar de forma clara e objetiva. Para a aplicação de um feedback de qualidade é necessário estar bem sintonizado com o processo das ações diárias a fim de fazer o melhor acompanhamento possível.

De acordo Ferraz, o líder deve orientar sua equipe para o melhor caminho a fim de atingir os resultados, e para tal, precisa entender o que a empresa espera dele como profissional e do objetivo do negócio. “Na Abrange Logística, um feedback, que traz muito resultado é a pratica do DDS, que é voltado aos procedimentos de segurança. Esse feedback é diário e fez com que, além de garantir um ambiente seguro de trabalho, a Abrange seja referência nesta área”, finaliza Ferraz.

 
*Texto adaptado do artigo “Tabu organizacional: dar e receber feedback”. As falas inseridas nesta versão foram obtidas pelo blog da Abrange Logística. Para acessar o artigo original clique aqui.

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