Um grande desafio para qualquer empresa e para os líderes é encontrar as pessoas certas para receberem oportunidades de crescimento profissional. A questão maior é como encontrar a pessoa certa que mereça de fato ser desenvolvida?
A seguir, a opinião de Paulo Carvalho, gerente de negócios e logística da Abrange Logística no nordeste.
Paulo Carvalho |
Para responder a essa questão, quero colocar um ensinamento que aprendi na faculdade, nas aulas de filosofia e que até hoje utilizo no meu dia-a-dia para identificar profissionais que se destacam e valham a pena investir no desenvolvimento.
1. Profissionais com atitude, iniciativa e que demonstram em sua natureza, espírito de liderança, esses naturalmente se destacam dos demais;
2. Conhecimentos de matemática e saber se comunicar, tanto na linguagem verbal, como na escrita, também fazem a diferença;
3. Relacionar-se com as pessoas é uma das principais características que qualquer profissional precisa ter em seu currículo, relacionamento este construído através de ações, atitudes e palavras positivas sempre me chamam a atenção.
Com muito orgulho tenho no time muitos talentos com as características acima e que estarei cuidadosamente concentrando esforços no sentido de lapidá-las para que naturalmente evoluam, pois nos dias de hoje, todos os que fazem parte da empresa, precisam ser estrelas e se destacarem no trabalho, para fazer a diferença.
Na Abrange, temos uma preocupação em desenvolver as pessoas a partir do zero. Utilizamos algumas práticas e recursos que contribuem para o desenvolvimento das pessoas, entre elas, destaco: o DDS (diálogo diário de segurança), vídeos, mensagens e boletins desenvolvidos pelas unidades e áreas de apoio e Operador 9000.
Estou sempre atento a ouvir meus profissionais, as idéias que eles têm e assim transformá-las em oportunidades que gerem resultados, tanto operacionais, como financeiros, para todos os envolvidos. Na equipe, nem todos são ousados a falar o que está acontecendo ou que está desmotivando-os; portanto, preciso estar atento, pois um profissional desmotivado não é bom, nem para ele, para a equipe, para a empresa ou ainda para o cliente. Além de estar atento, procuro dar retorno de todos os questionamentos, pois isso alimenta o respeito entre todos.
Encontrar a pessoa certa e desenvolvê-la são desafios que precisamos explorar diariamente.
Paulo Carvalho, gerente de negócios e logística da Abrange Logística
Nenhum comentário:
Postar um comentário