Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Logística Militar versus Logística Empresarial

Estava lendo um texto no Wikipedia sobre logística e um trecho me chamou a atenção: "sistemas que não cumprem objetivos são exatamente aquilo de que a logística não necessita".

Como  o conteúdo me fez refletir sobre esta área, decidi compartilhá-lo com vocês:



"O conceito de produto/serviço certo, no local certo, no tempo certo, inicialmente desenvolvido em termos militares, facilmente transitou para o mundo empresarial, tendo sido adaptado, na sua gênese, com a perspectiva de movimentar e coordenar o ciclo de produtos finais (distribuição física) para, com o passar do tempo, assumir novas exigências, devidas a várias causas, entre elas, o aumento das pressões dos vários mercados (Carvalho, 2006, p.6).

Sistemas que não cumprem objetivos são exatamente aquilo de que a logística não necessita. Assim se percebe que chegou o momento em que a logística empresarial pôde ensinar mais à logística militar do que o contrário, como tem sido habitual. De fato, pode-se dizer que nos dias que correm a logística militar convencional já pode ensinar à logística empresarial.

Talvez a logística do terrorismo (e a gestão do risco em cadeias de abastecimento), se for bem trabalhada na área militar, possa vir, ainda, a gerar importantes conclusões para as empresas. Pelo menos na definição de alguns princípios que possam ter por base o funcionamento em rede, a criação de valor conjunto e a formação de parcerias para um bem comum ou, visto ao contrário, para a eliminação de um mal (que pode ser, em termos empresariais, o excesso de custo subjacente a um ou vários sistemas).

A estratégia e a logística combinam-se para conceber as melhores formas de utilizar as tecnologias, os produtos e serviços, soluções e presenças (virtuais ou reais) para se poder intervir em vários lugares em simultâneo (mesmo aqueles que são de difícil acesso), no sentido de desintegrar, destruir, e refrear o aparecimento de redes terroristas, frustrando os seus ataques."

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Sandro disse...

Interessante este paralelo entre logística militar de uma guerra com a lógica do mercado empresarial.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...