Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Poder do compartilhamento: vídeo de acidente em montanha-russa em Orlando é falso

Você já deve ter visto alguém (ou várias pessoas) compartilhando em sua linha do tempo no Facebook um link para vídeo que mostraria um acidente ocorrido numa montanha-russa de um parque em Orlando, certo? A foto que representa o vídeo dá a impressão de que um trilho cheio de passageiros se soltou do brinquedo, causando um acidente grave. Se você clicou no link, porém, sabe que ele é falso.

Mesmo assim, o link está se espalhando na rede: internautas curiosos, incitados pela mensagem “[Chocante] Acidente em montanha russa em parque de Orlando tentou ser escondido!”, clicam no “vídeo” e são direcionados a uma página chamada Jornal Brazil. A página tem um player de vídeo onde seria mostrado o suposto acidente. Porém, ao clicar no player, aparece na tela o pedido de compartilhamento e a seguinte mensagem:
O mundo precisa saber. Então você precisa compartilhar o vídeo antes de vê-lo.”
Até 7 de janeiro mais de 21 mil pessoas tinham compartilhado o link, caindo na brincadeira. O Jornal Brazil é, na verdade, um site onde os usuários podem criar notícias falsas e comprovar se elas passam como verdadeiras. No site, segundo a declaração que eles mesmos divulgam, o internauta pode experimentar o poder de espalhar uma informação na Internet, percebendo o quanto a rede está suscetível a conteúdos duvidosos:
Aqui no site Jornal Brazil quase nada é verdade! Todo o nosso conteúdo é criado por nossos usuários. Crie uma história que você acredita que vai dar o que falar, compartilhe com os seus amigos e veja como a Internet é poderosa para o compartilhamento de informações.
A nossa intenção com o site é em primeiro lugar nos divertirmos junto com você e seus amigos, mas também é o de nos remeter a uma reflexão a respeito da veracidade dos conteúdos que são publicados na Internet.”
Outras pegadinhas do tipo, envolvendo falsos acidentes em montanhas-russas, já tinham sido feitas nos EUA. Para esta foto, que aparecia como thumbnail do vídeo, os autores da brincadeira fizeram uma montagem com uma imagem da Alpengeist, que é uma das atrações do parque Busch Gardens Williamsburg, no estado da Virgínia (EUA). Essa é apenas mais uma vez em que a Internet é utilizada para enganar quem se deixa levar pela curiosidade. E novamente comprova-se o poder do compartilhamento na rede.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...