Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Minha família escolheu correr comigo.


Relato da minha 2ª Maratona.


Quando decidi correr a minha primeira maratona não tinha ideia do que iria encontrar pela frente. Foram vários obstáculos a vencer e a principal, uma inflamação do nervo ciático que me levou a arrastar a perna esquerda por 35 quilômetros, na Maratona de Santiago, Chile, transformando os 42.195 metros em solidão, descobertas, emoções, reflexões e em pura superação. Quando corpo, alma e espírito se encontram e duelam entre si, aquele que for o mais forte vencerá e levará você ou não a linha de chegada.

Minha preparação para a 2ª. maratona iniciou-se imediatamente ao termino da primeira.

O primeiro passo foi investir na recuperação da lesão, dando inicio as aulas de pilates, reforço na musculação, fisioterapia e ajustes na alimentação.  

O segundo passo, foi curtir a preparação, os treinos, tanto os individuais quanto os em grupo. Na primeira maratona descobri que ela começa no momento em que você decide participar de uma prova dessa magnitude.

O terceiro passo, o mais importante, foi curtir o envolvimento e apoio da minha família. Todos passaram a viver intensamente um novo estilo de vida, mais saudável, mais família e com muito mais Deus em suas mentes e corações. Não que antes era diferente, mas todos, inclusive eu, percebemos de uma forma real, que na vida são os momentos presentes e não uma linha de chegada ou um objetivo futuro que faz você ser mais feliz ou realizado. Quando passamos a viver intensamente o presente, sem carregar as dores e as culpas do passado e, sem ficar sonhando com o futuro, o futuro almejado se torna realidade, através de uma fé inteligente e sem emoções.

Lá estava eu, em plena Avenida Paulista em uma reunião discutindo o futuro dos meus negócios. Em um determinado momento, senti totalmente sozinho, sem chão, totalmente fraco, como se estivesse em uma maratona. Tudo o que eu podia fazer, estava sendo feito, então, decidi a depender apenas de uma única pessoa para vencer, Ele, Deus. Agi a minha fé e o resultado foi a melhor situação que qualquer empresa almeja, o encontro entre a gestão e os resultados. Minha maior vitoria como empreendedor e empresário estava acontecendo.


Há 2 meses da prova, iniciaram os treinos longos. Esses treinos exigem muito planejamento, disciplina e apoio da família. Sim, o apoio da família foi o mais importante de tudo, pois do que vale você conquistar o mundo e não ter aqueles que você ama ao seu lado? Houve vários dias que sai de casa às 5 horas da manha para treinar e a maior recompensa, foi ao término do treino, encontrar meus filhos e minha esposa lá, treinando e curtindo o momento ao meu lado.

Um treino que me trouxe muita satisfação e prazer foi o longo de 34 quilômetros. Nesse dia, o sol estava insuportável e minha hidratação acabou antes do término. Estava correndo dentro do campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros e ao completar o 27º km, não agüentava mais o cansaço e ao passar ao lado da ala de zootecnia, percebi que os alunos estavam no intervalo e um belo breakafst estava sendo servido. Não pensei 2 vezes, corri direto para os alunos e me servi de uma coca cola bem gelada. Foi muito divertido. Ao chegar aos 30 km, pensei, está bom, não preciso fazer os 34, vou parar e corri em direção ao ponto de encontro dos corredores com o treinador. Cheguei, deitei e tomei outra coca cola. Foi quando o Murakami veio a mim, como se soubesse que eu estava escondendo algo. Acompanhe o dialogo entre nós:

Murakami: Quantos quilômetros você fez?
Eu: 30 quilômetros.
Murakami: Não eram 34?
Eu: Sim, eram 34, mas ...
Murakami: Percival, força, vamos terminar os 4 km!

Eu sabia que ele estava com a razão, como administrador sabia que não tinha atingido a minha meta. Imediatamente me levantei e completei os últimos 4 quilômetros faltantes. Missão dada, missão cumprida.

Dia da prova: 29 de setembro de 2013.
Local: Florianópolis, Santa Catarina.
Tempo: 4h58min

Recordes nessa prova:
Os primeiros 10 k em 50 minutos.
Os primeiros 21k (Meia maratona) em 1hora e 52 minutos.

Erro estratégico: ser muito rápido na primeira metade da prova.

Erro tático: não planejei bem a minha hidratação pessoal, pois acabou no 25º Km. A partir desse km, fiquei apenas com as águas disponibilizadas nos pontos de hidratação da prova.

Maior honra: Correr a minha 2ª. maratona ao lado do meu filho. Ele em sua 3ª. maratona, completou a prova em 3 horas e 39 minutos.

Maior alegria: Ser recebido nos últimos metros pela minha família e passar a linha de chegada com eles correndo ao meu lado.

Maior emoção:  ver a minha princesinha caçula chorar de emoção pela minha 2ª. maratona.

Agradecimentos especiais: (1) ao colega e amigo de corrida João Envagelista, pela parceria nos treinos longos; (2) ao nutricionista Felipe Donatto, que aperfeiçoou não só o meu estilo de alimentação saudável, mas o de toda a família; (3) ao meu treinador Rodrigo Murakami pelas planilhas, dicas, e treinos tops, dignos de samurais e por ser não apenas o meu treinador, mas de minha família também; (4) a minha equipe de trabalho, pela paciência de ouvir os relatos das minhas experiências com a corrida e comparações com o mundo dos negócios.

Mensagem final:
Como alguém disse, correr é basicamente um passatempo absurdo pelo qual as pessoas se cansam. Mas, se você conseguir achar um significado para cada treino seu, talvez você seja capaz de achar um significado para um outro passatempo absurdo: a vida.  Bill Bowerman
Em suma: Você pode ganhar o mundo, realizar muitos projetos, ser bem sucedido aqui e ali, mas sem Deus em sua vida, o vazio sempre continuará lá, vazio este que somente o Espírito Dele pode preencher. Eu escolhi Deus para correr a maratona da vida comigo. E você?

Percival Margato Junior, esposo, pai, empreendedor, empresário, filho de Deus e maratonista.


Um comentário:

Unknown disse...

Fantástico! É muito bom ouvir depoimentos como este do Percival. O que há de melhor está presente nele: otimismo, fé, família, amizade, perseverança, planejamento, reconhecimento, agradecimento, dentre outros. Realmente, muito bom. Fico muito feliz que mais um grupo tenha descoberto quanto coisa legal esta presente ou decorre de uma atividade tão simples como a corrida.

Grande abraço. Siga em frente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...