Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

sábado, 20 de julho de 2013

Para inovar, é preciso saber perguntar


Em novos tempos, uma gestão precisa ir além do planejamento estratégico e saber se adaptar às mudanças, cada vez mais velozes.


Em um cenário onde a previsão é mais difícil, outras habilidades são necessárias, como a criatividade e a capacidade de inovar de uma equipe, além de saber se fazer as perguntas certas. Mas quais seria elas?


De acordo com o site HSM Online, saber fazer as perguntas certas consiste em abertura da empresa para ouvir seus colaboradores e estímulo ao desenvolvimento de uma cultura inovadora.


Através do estudo feito pelo Center for Creative Leadership, as seis habilidades necessárias ao pensamento inovador são:
1 – prestar atenção;
2 – personalização;
3 – associação de imagens;
4 – atitudes sérias;
5 – pesquisa colaborativa;
6 – perspicácia.


Confira dicas que valorizam o pensamento inovador:
1 – Abertura: a empresa precisa deixar claro que está aberta a mudanças que agreguem valor.
2 – Exemplo: ao inovar na forma de trabalho, os gestores dão o exemplo e motivam as pessoas a apresentarem sugestões.
3 – Troca de experiências: sem espaço para individualismo, a saída é estimular o trabalho em equipe e a troca de ideias.
4 – Suporte ao erro: é por meio dos erros que se encontra o caminho para o aprendizado. Os colaboradores devem ter consciência de que podem errar.
5 – Descentralização: o líder deve nortear as ações, mas não concentrar funções, boicotando a autonomia das pessoas e, assim, matando a criatividade.
6 – Comunicação integral: se a criatividade é valorizada, a empresa precisa dispor de canais de comunicação acessíveis.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...