Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

domingo, 17 de março de 2013

Aumentar consumo de peixes, azeite e vegetais reduz risco cardíaco

Novo estudo é uma das maiores evidências da eficácia da dieta mediterrânea.

Você conhece a dieta mediterrânea? Ela é famosa por priorizar a carne branca do peixe, ter como principal óleo o azeite e ainda oferecer grande variedade de vegetais. A longevidade de quem cultiva o cardápio chamou a atenção de especialistas do mundo inteiro, fazendo com que ela fosse associada à saúde do coração. Agora, um dos mais longos trabalhos científicos sobre essa dieta aponta que ela é, de fato, eficaz na prevenção de problemas cardíacos e derrames. O estudo foi publicado ontem (25) no New England Journal of Medicine.


Para a pesquisa, 7.500 espanhóis com idades entre 55 e 80 anos foram monitorados. Eles foram divididos em três grupos: dois deles seguiram uma dieta mediterrânea com quatro colheres de sopa de azeite de oliva ou castanhas e nozes por dia e o terceiro tinha como meta reduzir o consumo de gorduras, carne vermelha e óleo e comer mais pão, batatas, massa, arroz, frutas, vegetais e peixes. Nenhum dos participantes apresentava problemas cardíacos no início do estudo, mas apresentavam alto risco de desenvolver diabetes, sobrepeso, colesterol alto e hipertensão.

Após cinco anos, os pesquisadores descobriram que os grupos que seguiam a dieta mediterrânea apresentaram um risco 30% menor de ter problemas cardiovasculares, como um AVC, do que o terceiro grupo. Vale lembrar que nenhum dos voluntários precisou seguir um cardápio rígido ou foi orientado a contar as calorias ingeridas.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...