Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

sábado, 16 de junho de 2012

Você sabia que existe O Dia da Logística?

Hoje, o Blog da Abrange traz um texto do site "logisticadescomplicada.com" para que possam conhecer um pouco mais sobre o que é Logística. Aliás, vocês sabiam que no dia 6 de junho, comemora-se o Dia da Logística?
Assim como a origem da logística, a data também deriva de operações militares e de guerra. Foi num 6 de junho em 1944 que as forças aliadas desembarcaram na Europa, iniciando assim o final da 2a Grande Guerra. Este dia ficou conhecido como Dia D. E onde entra a logística nessa história?
Este evento militar foi o maior movimento logístico de tropas que se teve conhecimento até aquela data. O transporte de milhares de soldados, equipes de apoio, armas, tanques, alimentos e muito mais exigiu um planejamento enorme, mas que resultou no final do conflito mundial. De certa forma, a logística acabou com a guerra.

Desde então, a logística evoluiu mas a forma como a aplicamos nas empresas hoje continua, em sua essência, a mesma: utilizando lógica, planejamento, estratégias e muitas ferramentas técnicas. Do site do MEC, temos que o profissional de logística “planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.”
Hoje, a logística é uma ciência que deixou de ser apenas uma matéria em cursos de Engenharia ou Administração e já forma profissionais com diploma específico, não só no nível técnico ou tecnólogo mas até com bacharelados específicos aparecendo em universidades pelo país. Já temos o curso que forma Bacharéis em Logística. É um orgulho para profissionais de nossa área.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...