Você já ouviu falar a respeito das Teorias X e Y? Leia o texto a seguir e veja qual dessas teorias se encaixam com o perfil do seu trabalho.
McGregor foi um Psicólogo social
especialista em comportamento humano, professor do MIT e de Harvard, o qual se
tornou famoso pela Teoria X (gestão autoritária) e Teoria Y (gestão
participativa) criada em 1960.
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McGregor procurou denominações mais neutras possíveis.
Apenas identificou que existe um grupo de pessoas que pensam, sentem e,
portanto, agem segundo os pressupostos do que chamou de Teoria X; e que outro
grupo se movimenta segundo os pressupostos do que chamou de Teoria Y.
A Teoria X, a mais tradicional,
caracteriza-se por ter um estilo autocrático que pretende que as pessoas façam
exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam. Diz a respeito do ser
humano indolente e preguiçoso por natureza, que não gosta de assumir
responsabilidade e prefere ser dirigido.
A Administração, segundo essa
teoria, se caracteriza por ter responsabilidade pelos recursos da empresa, pelo processo
de dirigir os esforços das pessoas (controle das ações para modificar o seu
comportamento), pelas políticas de persuasão, recompensas e punição (suas
atividades são dirigidas em função dos objetivos e necessidades da empresa) e
pela remuneração como um meio de recompensa.
Já a Teoria Y é totalmente oposta à Teoria X. Ela tem a moderna concepção de Administração, a qual se baseia na
eliminação de preconceitos sobre a natureza humana. desenvolve um estilo
altamente democrático através do qual administrar é um processo de criar
oportunidades e proporcionar orientação quanto a objetivos, baseando-se em
uma serie de medidas inovadoras e humanistas.
Para essas
pessoas, o trabalho é tão bom quanto descansar, elas gostam do que fazem e não são resistentes a mudanças. São motivadas e assumem responsabilidades. E, a
organização, sempre está aberta a ouvir os colaboradores e disposta a descentralizar
as responsabilidades.
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