Você já ouviu falar a respeito das Teorias X e Y? Leia o texto a seguir e veja qual dessas teorias se encaixam com o perfil do seu trabalho.
McGregor foi um Psicólogo social
especialista em comportamento humano, professor do MIT e de Harvard, o qual se
tornou famoso pela Teoria X (gestão autoritária) e Teoria Y (gestão
participativa) criada em 1960.
As Teorias X e Y, segundo ele, norteavam as relações
entre as empresas e seus trabalhadores. Essas teorias evidenciavam como
provavelmente ocorreria a influência de uma pessoa sobre a outra no dia a dia
de trabalho.
McGregor procurou denominações mais neutras possíveis.
Apenas identificou que existe um grupo de pessoas que pensam, sentem e,
portanto, agem segundo os pressupostos do que chamou de Teoria X; e que outro
grupo se movimenta segundo os pressupostos do que chamou de Teoria Y.
A Teoria X, a mais tradicional,
caracteriza-se por ter um estilo autocrático que pretende que as pessoas façam
exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam. Diz a respeito do ser
humano indolente e preguiçoso por natureza, que não gosta de assumir
responsabilidade e prefere ser dirigido.
A Administração, segundo essa
teoria, se caracteriza por ter responsabilidade pelos recursos da empresa, pelo processo
de dirigir os esforços das pessoas (controle das ações para modificar o seu
comportamento), pelas políticas de persuasão, recompensas e punição (suas
atividades são dirigidas em função dos objetivos e necessidades da empresa) e
pela remuneração como um meio de recompensa.
Já a Teoria Y é totalmente oposta à Teoria X. Ela tem a moderna concepção de Administração, a qual se baseia na
eliminação de preconceitos sobre a natureza humana. desenvolve um estilo
altamente democrático através do qual administrar é um processo de criar
oportunidades e proporcionar orientação quanto a objetivos, baseando-se em
uma serie de medidas inovadoras e humanistas.
Para essas
pessoas, o trabalho é tão bom quanto descansar, elas gostam do que fazem e não são resistentes a mudanças. São motivadas e assumem responsabilidades. E, a
organização, sempre está aberta a ouvir os colaboradores e disposta a descentralizar
as responsabilidades.
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