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sexta-feira, 8 de junho de 2012

TEORIA X E Y de McGregor

Você já ouviu falar a respeito das Teorias X e Y? Leia o texto a seguir e veja qual dessas teorias se encaixam com o perfil do seu trabalho.

McGregor foi um Psicólogo social especialista em comportamento humano, professor do MIT e de Harvard, o qual se tornou famoso pela Teoria X (gestão autoritária) e Teoria Y (gestão participativa) criada em 1960.


As Teorias X e Y, segundo ele, norteavam as relações entre as empresas e seus trabalhadores. Essas teorias evidenciavam como provavelmente ocorreria a influência de uma pessoa sobre a outra no dia a dia de trabalho.

McGregor procurou denominações mais neutras possíveis. Apenas identificou que existe um grupo de pessoas que pensam, sentem e, portanto, agem segundo os pressupostos do que chamou de Teoria X; e que outro grupo se movimenta segundo os pressupostos do que chamou de Teoria Y.

A Teoria X, a mais tradicional, caracteriza-se por ter um estilo autocrático que pretende que as pessoas façam exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam. Diz a respeito do ser humano indolente e preguiçoso por natureza, que não gosta de assumir responsabilidade e prefere ser dirigido.

A Administração, segundo essa teoria, se caracteriza por ter responsabilidade pelos recursos da empresa, pelo processo de dirigir os esforços das pessoas (controle das ações para modificar o seu comportamento), pelas políticas de persuasão, recompensas e punição (suas atividades são dirigidas em função dos objetivos e necessidades da empresa) e pela remuneração como um meio de recompensa.

Já a Teoria Y é totalmente oposta à Teoria X. Ela tem a moderna concepção de Administração, a qual se baseia na eliminação de preconceitos sobre a natureza humana. desenvolve um estilo altamente democrático através do qual administrar é um processo de criar oportunidades e proporcionar orientação quanto a objetivos, baseando-se em uma serie de medidas inovadoras e humanistas.

Para essas pessoas, o trabalho é tão bom quanto descansar, elas gostam do que fazem e não são resistentes a mudanças. São motivadas e assumem responsabilidades. E, a organização, sempre está aberta a ouvir os colaboradores e disposta a descentralizar as responsabilidades.

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