Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

domingo, 18 de setembro de 2011

Um pouco de educação financeira

A educação financeira é uma das disciplinas que deveríamos estudar em nossos primeiros anos na escola e pela importância do tema resolvemos elencar algumas dicas que podem ser aplicadas no dia-a-dia.

O planejamento financeiro irá ajudar a evitar erros, como a falta de recursos numa situação de emergência ou que se contratem dívidas além do necessário. Planejar suas finanças irá ajudá-lo a tomar decisões de investimentos consistentes com o perfil de tolerância a riscos e com relação aos objetivos e metas.

Aqui vão sete dicas simples para você que precisa controlar melhor seus gastos para equilibrar o orçamento:

1) Faça refeições em casa - Evite comer fora diariamente, pois preparar as refeições em casa sai muito mais em conta. Faça um planejamento e saia para jantar apenas algumas vezes por mês, de acordo com a necessidade.

2) Compre usado - Alguns produtos para o lar podem ser comprados em lojas especializadas em produtos semi-novos por um preço muito inferior ao novo, embora com qualidade equiparável.

3) Compra à granel - Em mercados atacadistas você pode comprar produtos de higiene, limpeza ou mesmo alimentícios, em fardos que trazem grandes quantidades por um preço muito abaixo do usual.

4) Faça uma lista de suas despesas - Colocando tudo na ponta do lápis, você poderá facilmente identificar quais despesas estão minando com mais vigor o seu orçamento doméstico e reordenar suas prioridades.

5) Compre à vista - Faça um planejamento daquilo que você pretende adquirir e guarde ou invista o dinheiro até que possa comprar à vista. O preço será naturalmente menor e você ainda terá condições de barganhar uma redução. Compras parceladas apenas em último caso!

6) Não compre por impulso - Jamais adquira um produto apenas porque ele está em oferta. Siga seu planejamento e adquira aqueles produtos de que você realmente necessite.

7) Pague a você primeiro - Ao planejar o seu orçamento considere disponível no máximo 90% daquilo que você ganha. O restante deve ser aplicado em poupança ou outro tipo investimento. Sem isso de nada adiantarão as dicas anteriores.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...