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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Como conduzir as melhorias na organização*

Custo é igual unha. Tem que cortar sempre! 
(Percival Margato Júnior)
Crédito: Bm Consultoria

Selecionei esse material como uma contribuição aos nossos líderes, suas equipes e aos demais leitores e seguidores do nosso blog,  para que possam se desenvolver e crescerem em seus projetos e/ou organizações, gerando resultados cada vez mais admirados.
Aproveitem as dicas. 


Forte Abraço,
Percival Margato Júnior
Presidente da Abrange Logística

1.       A mudança é normal
Todos nós somos avessos às mudanças e sempre que saímos da rotina nos cansamos e nos estressamos. O mundo está em plena mudança e as organizações não são diferentes. As pessoas precisam estarem preparadas para isto. Quem ficar parado morre. Toda pessoa dentro de uma empresa deve estar preparado e preparando sua área às mudanças.

2.       Mecanismos de Melhorias
Melhorias são conduzidas pela execução de bons planos de ação. Um bom plano de ação bem feito ira decorrer de uma analise, por mais simples que seja. Acontece que a maioria dos gestores não gosta, não quer e as vezes não sabem fazer uma analise do seu processo.
Toda organização tem sempre muitas melhorias a fazer em varias frentes. Existem dois mecanismos para conduzir estas melhorias: Melhores Praticas e Projetos Especiais.

Melhores Práticas: é o exercício de repetir, nos vários departamentos, uma melhora pratica existente na organização ou copiada de uma outra, mas atenção, pois até para copiar tem que ter competência.

Projetos Especiais: é o exercício de atacar os problemas difíceis da organização utilizando todos os recursos da analise de Sistemas. Aqui está o reino da inovação. Está pratica deve ser conduzida preferencialmente por pessoas preparadas para tal.

3.       O ataque aos Custos
O gerenciamento dos custos e do capital empregado está em nossas mãos e temos a obrigação de ser os melhores do mundo nessas áreas. Se formos os melhores em custos e em utilização do capital empregado, teremos mais tranqüilidade para enfrentar os desafios do mercado, que são de natureza bem mais difícil.
Antes de atacar os custos, libere a analise de seus custos, avalie as lacunas e atribua metas         justas a cada pessoa com base nas lacunas determinadas.

Custos operacionais: são os custos incorridos nas operações.

Custos de Overhead: são todos os outros custos referentes às atividades de apoio.

Quando a natureza dos custos é conhecida, você pode estabelecer regras gerais de controle que facilitam a vida em todos os níveis da organização. Se você quiser criar uma cultura feroz de combate a custos, dê importância a todos os custos.

Nas empresas é fácil nos acostumarmos com tudo. Temos que fazer força para nunca nos acomodar e crer profundamente que tudo pode ser melhorado sempre.
Os custos desnecessários estão escondidos em todos os lugares e, quando a cultura de seu combate for estabelecida, você irá perceber que os custos podem ser reduzidos a níveis antes inacreditáveis.

4.       O ataque ao Capital Empregado
O capital de giro é parte do capital empregado e a capacidade gerencial da empresa afeta diretamente o seu valor. Uma das alavancas do capital de giro são os níveis dos estoques. Teoricamente não há razão para se ter estoque. Estoques ocorrem por imperfeições na previsão de vendas, na programação da produção, no desempenho da logistica, na quebra de equipamentos, no suprimentos de peças, etc.

     Os prazos de pagamento e o prazo de recebimento, também afetam o capital de giro. O dinheiro que se  aplica financiando o cliente impacta no capital de giro.
     
     A produtividade é outro ponto que deve ser gerenciado com cuidado para que se possa fazer o melhor uso do capital empregado. Entenda-se por produtividade: fazer o que está sendo feito com menos recursos ou fazer mais com os mesmos recursos.

5.       A importância da Execução
No método PDCA, a letra D de DO significa EXECUTAR. Sem execução nada existe. No entanto, somos procrastinadores por natureza e, se não houver verificação da execução e cobrança, não se consegue atingir as metas.  A letra C de CHECK  significa verificar o alcance da meta e a execução das ações. As coisas têm que ser feitas. O líder confia mas checa!

6.       A importância do Check
Os seres humanos sentem se importantes quando são cobrados pelo resultado do trabalho.

A cobrança de resultados é muito importante e as lideranças deveriam fazer isto pessoalmente.


*Resumo do capitulo 8 do livro "O Verdadeiro Poder", de Vicente Falconi.

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