No mundo empreendedor existe o
famoso mito do momento “Eureka!”. Esse é o momento em que o empreendedor tem uma
ideia genial e de uma hora pra outra constrói sua empresa, assim como um
maravilhoso ser mitológico que emerge majestosamente do oceano, reluzente,
poderoso e o mais importante, inexistente na vida real.
Na realidade, os momentos “Eureka!”
existem sim. A grande questão é: da concepção da ideia inicial até ter uma
empresa lucrativa e auto-sustentável, o empreendedor precisa comer muito feijão
com arroz.
Um produto/serviço é um somatório de
ideias
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi23KqBJNgYaI2PZnf_bPhgk_FSRIQ7JY6mNDaI4hPNQg1Nol94ifpHPPS6dHK5dO3J56AzzL879NUUG4qugA2jzQ-ys0VAItd7Yed1IHTYHIzkPhXRx5f54bnhPLHm-hQAgXy_mcjXXqsy/s1600/ideias+7.jpg)
A iniciativa de ter uma ideia é
fundamental, mas você é recompensado pelo que faz até o fim, não pelo que você
começa. A ideia é só o começo.
A história valoriza quem tira ideias
do papel
Segundo um
estudos, em média, 12 pessoas no mundo tem ideias similares sobre um novo
produto ou serviço. O que diferencia a vencedora das outras 11 é a capacidade de
colocar essa ideia em prática.
Um exemplo sensacional é o telefone.
Innocenzo Manzetti criou o primeiro telefone funcional e Elisha Gray foi o
primeiro a patentear o invento. Porém, quem ganhou fama, dinheiro e o nome
escrito na história foi Alexander Graham Bell, que decidiu gastar seu tempo
distribuindo o produto por aí ao invés de ficar meramente falando que tinha uma
ideia genial.
Tirar uma ideia do papel não é tão
fácil assim
Quando
temos uma ideia considerada genial, é normal pensar algo como “Tive uma ideia
genial! Trilhões de pessoas vão bater na minha porta querendo esse produto!
Semana que vem estarei na capa de todos os jornais e revistas!”. Depois, começamos a ler sobre
empreendedores mais experientes e todos falam “Vai com calma meu querido, não é
tão fácil assim. Leva tempo até o produto ficar pronto e o mercado adotar sua
inovação”.
A primeira reação ao ler algo do tipo é
“Ah, eu sei que ele fala isso, mas minha ideia é tão genial que vai ser
diferente!”. Depois de um tempo você acaba vendo que realmente, não era tão
fácil assim. Nunca é, vai por mim.
Conclusão: Ideias razoáveis bem
executadas valem mais do que ideias geniais no papel. É comum o empreendedor
iniciante achar que uma ideia muda o mundo. Porém, é essencial saber que para
uma ideia mudar o mundo, ela precisa de uma equipe para transformá-la em
produto, capital para financiar seu desenvolvimento, uma rede de contatos para
colocá-la no mercado e muito trabalho. Muito mesmo.
Fonte:
saiadolugar.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário