Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

sábado, 28 de maio de 2011

Administrar a logística do tempo é planejar a vida

Planejar suas atividades profissionais e pessoais com o intuito de melhor aproveitar o tempo, garantindo a produtividade das atividades é extremamente importante. Por isso, o blog da Abrange Logística traz neste sábado, um texto que fala sobre a importância de administrar o tempo utilizado para cada uma de nossas atividades. Confira!

Administrar o tempo não é uma questão de ficar contando os minutos dedicados a cada atividade; é uma questão de saber definir prioridades. Provavelmente, numa sociedade complexa como a nossa, NUNCA vamos ter tempo para fazer tudo de que precisamos ou que desejamos fazer.

Saber administrar o tempo é ter clareza cristalina sobre o que, para nós, é mais prioritário, dentre as várias coisas que precisamos e desejamos fazer; é tomar providências para que essas coisas mais prioritárias sejam feitas, sabendo que as outras provavelmente nunca vão ser feitas. Mas tudo bem... elas não são prioritárias!

Dentre as coisas que vamos listar como prioritárias, algumas estarão ali porque são importantes; outras, porque são urgentes. Na lista de todo mundo haverá coisas que são IMPORTANTES E URGENTES. Não resta a menor dúvida de que essas coisas devem ser feitas imediatamente ou, pelo menos, na primeira oportunidade. Poucas pessoas questionarão isso.

O problema surge com coisas que consideramos importantes, mas que não são urgentes; e com coisas que são urgentes, mas a que não damos muita importância. É aí que a maior parte de nós se perde por uma razão muito simples: algumas das tarefas que temos que realizar não são selecionadas por nós, mas nos são impostas. Não somos donos de todo o nosso tempo.

Geralmente usamos mal o tempo que dedicamos ao trabalho. Por isso, temos de fazer hora-extra, levar trabalho para casa, comprometendo o tempo que passamos em casa. Usar mal QUER DIZER que muitas vezes usamos o nosso tempo para fazer o que não é importante, nem urgente, mas apenas algo que sempre fizemos, pela força do hábito.
Administrar o tempo é ganhar autonomia sobre a sua vida, não é ficar escravo do relógio. É uma batalha constante que tem que ser vencida todo dia.

Se você quer ter a autonomia de decidir passar mais tempo com a família ou a de ficar sem fazer nada, você tem de conquistar esse tempo, deixando de fazer outras coisas que são menos importantes para você. Em última instância pode ser que você até tenha que, eventualmente, arrumar um outro emprego ou uma outra ocupação.

Quem tem tempo não é quem não faz nada; é quem consegue administrar o tempo que tem de modo a poder fazer aquilo que quer. Ser produtivo é, em primeiro lugar, saber administrar o tempo, ter sentido de direção, saber aonde se vai. Administrar o tempo, em última instância, é planejar estrategicamente a nossa vida.

Tempo é vida. Quem administra o tempo ganha vida, mesmo vivendo o mesmo tempo.

Prolongar a duração de nossa vida não é algo sobre o qual tenhamos muito controle.

Aumentar a nossa vida ganhando tempo dentro da duração que ela tem é algo, porém, que está ao alcance de todos.

Basta um pouco de esforço e de determinação.
Adaptação de artigo de Eduardo O. C. Chaves, produzido em 1998, resumo do livreto Administração do Tempo, escrito pelo mesmo em 1992.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...