Bem vindo

Bem vindo ao Blog da Abrange! Especialista em desenvolver soluções logísticas sob medida para atender as necessidades dos clientes.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Como usar a timidez a seu favor no trabalho

Por Camila Lam

Diferente das pessoas extrovertidas, o tímido tende a gostar mais de escutar do que de falar. Em reuniões, por exemplo, a timidez pode se manifestar de diversas maneiras e fazer com que este profissional não consiga se expressar do melhor jeito. Entretanto, de acordo com Emília Dias, consultora sênior de RH da Ricardo Xavier Recursos Humanos, a timidez pode ser uma vantagem para a carreira de um profissional.

“É possível usar a timidez de forma equilibrada; uma qualidade do tímido é que ele só se coloca quando tem certeza e em momentos oportunos”, afirma Emília.

Confira as recomendações da especialista:

1. Coloque no papel suas observações

Para Emília, o profissional tímido deve anotar tudo que não tem coragem de expor. Essas observações podem ser valiosas para outros momentos. “Sedimente esses detalhes para momentos adequados”, ensina.

2. Antecipe-se para reuniões ou eventos

O profissional deve expor detalhes que seus colegas não repararam, por isso levar anotações com observações que ele considera importantes pode ajudar para que ele não perca o rumo de sua fala.
O frio na barriga ou a gagueira podem atrapalhar o momento em que o profissional resolve falar. Vale até pedir para que um amigo ou colega de trabalho filme a pessoa falando em uma reunião. Dessa maneira é mais fácil identificar se a linguagem corporal ou vícios verbais estão bloqueando seu desempenho.

3. Procure aliados na empresa

“Pessoas tímidas trazem um balanceamento bom para qualquer equipe”, diz Emília. Para ela, o profissional mais retraído “chama o silêncio” em determinados momentos, e consequentemente o foco para uma questão relevante.

Por isso, a especialista recomenda que as pessoas mais tímidas façam parcerias com alguém que seja extrovertida que tenha afinidade.
Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...