A cidade de Piracicaba-SP, situada em uma das regiões mais industrializadas e produtivas de todo o estado de São Paulo, é um importante pólo regional de desenvolvimento industrial e agrícola. O município vem registrando bons índices de desenvolvimento, recuperando áreas degradadas e apostando na biotecnologia e produtos de exportação para o seu desenvolvimento futuro, sendo considerado um de maiores pólos produtores de açúcar e álcool do mundo.
O complexo industrial da região de Piracicaba é formado por mais de cinco mil indústrias, destacando-se as atividades dos setores metalúrgico, mecânico, têxtil, alimentício e combustíveis (produção de petroquímicos e de álcool).
Além de ser conhecida pelo seu desempenho econômico, Piracicaba também apresenta diversos pontos turísticos. Os principais são o rio Piracicaba, a ponte pênsil e o Mirante, o Engenho Central, a Rua do Porto, famosa por seus bares, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e a Estação da Paulista, sede do Centro Cultural “Antonio Pacheco Ferraz”.
Hino de Piracicaba
Na área rural, destacam-se os bairros de Santa Olímpia e Santana, fundados há mais de um século por imigrantes tiroleses oriundos da região de Trento (região pertencente à Áustria até 1919 e atualmente, território italiano).
Aquela que era conhecida há anos por ser a terra da pamonha, hoje mostra suas outras facetas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário