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quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Oportunidades de mercado para operadores logísticos e transportadores


O artigo feito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog e Guepardo, empresas de consultoria e treinamento em logística Ltda, é uma ótima leitura para quem se interessa por logística e acompanha a profunda transformação que o mercado sofreu ao longo dos anos.

 CINCO excelentes oportunidades de mercado para Operadores Logísticos e Transportadores

A capacidade de vislumbrar oportunidades futuras e a habilidade de lidar com a inovação são importantes virtudes dos líderes no meio empresarial. Conheço (muitos) bons dirigentes de Operadores Logísticos e Transportadores que resistem às mudanças, principalmente aquelas que colocam em “risco” o modelo vencedor que há anos é aplicado, e que vem sendo herdado a cada nova geração encarregada da gestão da empresa. Porém, será que a fórmula do passado poderá ser repetida no futuro?

O mercado passa por uma profunda transformação. Fatores sócio-político-econômicos produzem mudanças profundas. A ascensão das classes C e D, o envelhecimento da população, o avanço da mulher no mercado de trabalho, o uso da Internet e de outras mídias alternativas etc., acrescentaram um dinamismo nunca antes visto em nossa economia.

Mercados antes pouco explorados agora despontam com grande potencial para Operadores Logísticos e Transportadores, como o mercado PET (animais de estimação), no segmento de luxo, no e-commerce, Na logística hospitalar e promocional. .

1.    E-commerce
O comércio virtual no Brasil cresceu mais que na América Latina e Caribe. Isso é o que revela um estudo encomendado pela Visa, que aponta um aumento de 170% no país, entre 2007 e 2009, o equivalente a US$ 13,23 bilhões. Na região, a taxa foi de 39,2%, registrando um faturamento de US$ 21,8 bilhões.

Diversos fatores contribuíram para o crescimento da atividade, incluindo mudanças no comportamento dos consumidores, percepções e demanda. Além disso, é importante considerar o aumento no número de computadores, maior penetração da banda larga, melhorias da segurança online, expansão das indústrias-chave, tais como viagens e turismo, bem como o aumento da aceitação dos grandes varejistas, especialmente no Brasil.

2.    Mercado PET
O mercado de produtos veterinários e afins no Brasil, apesar de relativamente recente, dá sinais de que, dentro em breve, estará próximo de alcançar o sucesso obtido em outras regiões do planeta – e indícios para isso não faltam: além do fenômeno de humanização dos animais de estimação, observa-se que a sua população cresce proporcionalmente ao número de pessoas no País (sem contar o fato de que, a cada dia que passa, os “bichinhos” começam a ganhar mais espaço dentro dos lares brasileiros).

O mercado brasileiro de produtos para animais de estimação cresce em ritmo forte, com expansão de produtos e serviços – um negócio que registrou a cifra de R$ 9,6 bilhões em 2009, crescimento de 10%, a mesma porcentagem do mercado mundial, apesar da crise econômica; desde 1995 o mercado cresce a uma média anual de 17%.

3.    Logística para o Segmento LUXO
O mercado brasileiro de luxo deve faturar US$ 7,59 bilhões em 2010, segundo pesquisa realizada pela MCF Consultoria em parceira com a GfK Brasil. O setor, que lucrou US$ 6,23 bilhões em 2009 deve ampliar seu faturamento em 22% este ano. Em 2009, mesmo com a crise financeira mundial, o mercado de luxo faturou no Brasil, 8% a mais do que em 2008.

Com um gasto médio de quase R$ 3,5 mil por compra, o consumidor brasileiro do mercado de luxo deve impulsionar em até 50% as vendas de dezenas de marcas – consolidando 2010 como o melhor ano para o luxo no país. 

4.    Logística HOSPITALAR
Segundo a Federação Brasileira de Hospitais, existem 6.750 hospitais no Brasil, sendo que mais de 75% deles são privados. Belo número não?

Além dos hospitais, as empresas de home care (cuidado em domicílio) também podem ser consideradas como potenciais clientes. Apenas no Estado de São Paulo, são mais de 200 empresas especializadas no atendimento domiciliar.

5.    Logística PROMOCIONAL
O chamado marketing promocional, que utiliza artifícios como eventos promocionais, distribuição de brindes e presença de promotores nos pontos de venda, evoluiu nos últimos anos.
Segundo dados da Associação de Marketing Promocional (Ampro), no ano passado o faturamento do segmento foi de cerca de R$ 29 bilhões, sendo um volume de negócios em torno dos R$ 2,4 bilhões por mês. A entidade estima que o mercado de marketing promocional cresça 30% em 2010.

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